A temporada de incêndios florestais do hemisfério norte começou

A temporada de incêndios florestais boreais de 2021 no hemisfério norte está se intensificando, com um grande e crescente número de incêndios intensos; mais notavelmente no nordeste da Rússia, oeste do Canadá e oeste dos Estados Unidos.

incêndios florestais
O calor recorde e uma seca histórica na república siberiana de Sakha estão promovendo a propagação de extensos incêndios florestais em toda a região.

De acordo com uma atualização de 2020 de cientistas aclamados internacionalmente, há evidências crescentes de que as mudanças climáticas aumentaram a frequência e a gravidade do clima de incêndio em todo o mundo.

O sistema de observação global, por sua vez, se expandiu muito nos últimos 20 anos, graças aos avanços na tecnologia de satélites que permitem detectar e monitorar os perigos de incêndio.

O Programa Global Atmosphere Watch da WMO trabalha com uma ampla rede de parceiros para fortalecer os sistemas de previsão, que sustentam previsões e avisos sobre o perigo de incêndio e os riscos de poluição do ar relacionados.

Além da ameaça direta de queimadas, os incêndios florestais também liberam poluentes prejudiciais, incluindo partículas e gases tóxicos, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos não metânicos na atmosfera. Partículas e gases da queima de biomassa podem ser transportados para longas distâncias, afetando a qualidade do ar em regiões distantes. O Boletim de Aerossóis WMO 2021, portanto, focou em incêndios.

Nordeste da Rússia

O Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus (CAMS) divulgou uma atualização em 6 de julho sobre a atividade de incêndio no hemisfério norte. CAMS fornece as informações mais recentes sobre a localização, intensidade e emissões estimadas de incêndios florestais em todo o mundo, bem como o transporte de emissões de fumaça pelos ventos e a composição da fumaça. Isso ajuda a identificar pontos de acesso potenciais e aumentar a compreensão do porquê de determinados incêndios e seus impactos na composição atmosférica.

Nos últimos dois anos, o CAMS observou aumentos no número de incêndios e emissões relacionadas no extremo nordeste da Rússia, incluindo o Círculo Polar Ártico. Até agora, neste ano, a atividade no Ártico não está na mesma escala sem precedentes de 2019 e 2020, mas o número de incêndios e as emissões diárias estimadas têm aumentado nos últimos dias.

Os incêndios florestais na República Sakha da Rússia, no extremo nordeste do país, aumentaram entre o final de junho e início de julho. Em comparação com os últimos dois anos, que assistiram a incêndios florestais generalizados a partir da segunda semana de junho, os incêndios começaram mais tarde, na última semana do mês.

Nesse ponto, o número de queimadas aumentou rapidamente e, nos últimos dias do mês, foram comparáveis aos níveis observados em 2019 e 2020. Uma grande nuvem de fumaça com altos valores de profundidade óptica do aerossol permaneceu sobre a região, com algum transporte para o Oceano Ártico e para a Bacia do Pacífico Norte.

Oeste dos Estados Unidos

As severas condições de seca em grandes regiões do oeste dos Estados Unidos estão em níveis de "intenso" a "extremo" perigo de incêndio. Os incêndios florestais mais significativos até agora foram no Arizona, Novo México e Utah, mas se as condições persistirem, prevê-se que os incêndios aumentem nos estados vizinhos; especialmente na Califórnia.

O sistema global de assimilação de fogo (GFAS) usa observações de energia radiativa de fogo (FRP) de sensores baseados em satélite para produzir estimativas diárias de emissões de incêndios florestais e queima de biomassa. A série temporal GFAS mais recente para esta região mostra o FRP total diário bem acima da média de 2003-2020 desde a primeira semana de junho.

Colúmbia Britânica, Canadá

A última semana de junho testemunhou altas temperaturas e uma onda de calor recorde no oeste do Canadá. Paralelamente a isso, ocorreu o rápido desenvolvimento de incêndios florestais significativos e destrutivos. A intensidade dos incêndios levou ao desenvolvimento de pirocumulonimbus e raios.

Os dados CAMS GFAS da Colúmbia Britânica mostram um claro aumento na FRP total diário, bem acima da média de 2003-2020, no final de junho.