Satélites da NASA estão monitorando as queimadas entre o AM e RO

Embora tenha ocorrido desacelerações e aumentos no ritmo da perda florestal ao longo das décadas, dados recentes indicam que as taxas de desmatamento nos últimos dois anos estão entre as mais altas em uma década.

queimadas
Números crescentes de incêndios de desmatamento estão escurecendo os céus em Rondônia e no Amazonas.

O Operational Land Imager (OLI) do Landsat 8 adquiriu uma visão detalhada das queimadas no Amazonas a nordeste de Vista Alegre do Abunã em 24 de agosto de 2021. No mesmo dia, o Moderate Resolution Imaging Spectrorradiometer (MODIS), no satélite Aqua da NASA, adquiriu imagens de cor natural mostrando grandes plumas de fumaça perto da fronteira dos estados brasileiros de Amazonas e Rondônia.

As pessoas que vivem na bacia amazônica costumam produzir queimadas de pequena escala em áreas já desmatadas para manter pastagens e campos, mas muitas das maiores e mais fumegantes queimadas visíveis nas imagens acima estão relacionadas ao desmatamento, de acordo com uma ferramenta de classificação de fogo baseada em satélite desenvolvida por Niels Andela, da Cardiff University, e Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Goddard Space Flight Center da NASA.

“A atividade de incêndios na região amazônica aumentou desde o final de julho de 2021, impulsionada principalmente por incêndios de desmatamento”, disse Morton.

Morton e colegas compartilham suas percepções sobre incêndios na América do Sul por meio do painel de incêndio da NASA na Amazônia, uma ferramenta que ajuda os observadores a distinguir entre incêndios que causam mais e menos danos ecológicos. O desmatamento e os incêndios florestais de sub-bosque (incêndios de baixa intensidade que se arrastam ao longo da serapilheira no chão da floresta) causam os danos mais duradouros e contribuem para o acúmulo de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Savana e pequenos incêndios de compensação tendem a ter efeitos de curta duração.

Expansão das queimadas

A atividade do fogo se acelerou nas últimas semanas no sul do estado do Amazonas, uma das fronteiras de expansão agrícola de mais rápido crescimento em toda a Amazônia brasileira. “Estamos vendo um ressurgimento do desmatamento em uma antiga fronteira (Rondônia), transbordando para uma nova fronteira no sul do Amazonas com base nas recentes mudanças no acesso rodoviário e na demanda por terras agrícolas”, disse Morton. O surgimento de grandes incêndios nesta área não é uma surpresa. “Esses são os mesmos lugares onde outras ferramentas que detectam a remoção de florestas - como os sistemas de satélite PRODES e DETER do Brasil - mostraram grandes perdas nos últimos anos.”

A maioria das terras recentemente desmatadas nesta área provavelmente será usada para pastagem de gado, pelo menos inicialmente. Em algumas partes do Brasil, é bastante comum que os agricultores comecem a cultivar soja em áreas que foram inicialmente desmatadas para o gado, um processo que pode ser rastreado usando imagens de séries temporais do MODIS e Landsat.

Todos os anos, cientistas da NASA e de outras instituições analisam as temperaturas da superfície do mar e outras variáveis ambientais para prever se as condições climáticas podem exacerbar a atividade sazonal dos incêndios. Quando as temperaturas da superfície do mar são especialmente altas no Atlântico tropical, tende a haver um clima mais seco na Amazônia ocidental e mais atividade de fogo. Em anos de seca, os incêndios geralmente escapam de seus limites pretendidos e queimam sem controle em florestas e savanas por semanas ou até meses. Tais condições ocorreram em 2005, 2010 e 2020.

“Em 2021, teremos condições mais próximas do normal no Atlântico, embora as temperaturas da água estejam um pouco acima do normal”, disse a cientista climática da Universidade de Arkansas Kátia Fernandes.

O projeto de painel da NASA na Amazônia não é a única ferramenta que usa satélites para rastrear a atividade do fogo na Amazônia enquanto ela acontece. Uma equipe de pesquisadores da Associação de Conservação da Amazônia desenvolveu um aplicativo de monitoramento de incêndio que usa dados de aerossóis do satélite Sentinel-5 da Agência Espacial Europeia para identificar um subconjunto de grandes incêndios, ou aqueles que criam as maiores plumas de fumaça. “A temporada de incêndios está apenas começando, mas estamos vendo que a grande maioria dos grandes incêndios ocorreram em áreas desmatadas recentemente”, disse Matt Finer, diretor de Monitoramento do Projeto Andino da Amazônia.