Início de semana com muita chuva e alerta de temporais na Região Sul

A região sul deve começar a semana com tempo estável, mas um conjunto de fatores logo deve mudar o quadro para temporais. É esperado acumulados de chuva de 100 mm/48h em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul.

chuva
Mapa de previsão de precipitação (mm/h) para quarta-feira (8) às 20h.

Para a maior parte do Brasil, especialmente no setor mais central, a semana deve ser marcada pela manutenção das condições de tempo seco ao longo dos próximos dias devido à presença de uma massa de ar seco causada por uma circulação anticiclônica nos médios níveis da troposfera.

Previsão e alertas para a Região Sul

No Sul, a semana deve começar com tempo estável, porém essa condição deve começar a mudar ainda na noite de hoje, segunda-feira (6). É esperado chuvas que devem cobrir os três estados da região ao longo da semana. Os maiores acumulados são esperados para o centro-sul e centro-leste do Rio Grande do Sul com valores acima de 100 mm.

As chuvas devem começar a avançar pelo sul do Rio Grande do Sul a partir de terça-feira (7) e chegar ao Paraná na quinta-feira (9). Além das chuvas, também é esperado a ocorrência de trovoadas, rajadas de vento e precipitação de granizo.

rajada de vento
Mapa de rajadas de vento para quarta-feira (8). Ventanias são esperadas para o litoral gaúcho e catarinense durante a semana.

As chuvas devem ser causadas por uma área de baixa pressão - entre o estado gaúcho, Uruguai e Argentina - pelos jatos de baixos níveis e pela divergência de massa nos altos níveis que facilita a convecção. Esse conjunto deve favorecer o deslocamento de um sistema frontal ao longo dos próximos dias.

A entrada da frente fria deve baixar as temperaturas principalmente no extremo sul do Rio Grande do Sul e em áreas serranas, porém, não é esperado frio extremo e nem geada. As temperaturas devem se manter acima dos 5°C.

Outras regiões

No sudeste, a semana deve começar quente e com céu aberto, mas deve terminar com chuvas que devem ocorrer principalmente entre o sul e o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais. As precipitações previstas para o sudeste nesta semana devem ocorrer em consequência da entrada do sistema frontal que terá avançado pela região sul. Apesar disso, não é esperado quedas relevantes de temperatura, apenas um alívio do calor principalmente no sul de São Paulo.

No centro-oeste, as chuvas devem ocorrer no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. No caso do Mato Grosso do Sul, a causa das chuvas é a entrada do sistema frontal que deve atuar principalmente no centro-sudeste do estado com acumulados entre 10 e 20 mm. Já no Mato Grosso, as chuvas devem ser causadas pela forte instabilidade termodinâmica, principalmente no centro-noroeste do estado. Os acumulados máximos podem alcançar os 50 mm no decorrer da semana. Já no Goiás e no Distrito Federal, o tempo seco ainda deve continuar atuando.

Na região nordeste, a semana deve ser marcada pelo céu aberto principalmente entre o agreste e o sertão. Pouquíssima chuva é prevista para o litoral leste entre a Bahia e o sul do litoral da Paraíba. Os maiores acumulados nessa região devem ocorrer entre Maceió e Recife, porém os acumulados em 7 dias não devem chegar a 10 mm, o que é muito baixo. Essas chuvas devem ocorrer devido a chegada de nuvens estratiformes no litoral principalmente durante as madrugadas.

No norte, as chuvas ocorrem em abundância no setor oeste devido à forte instabilidade termodinâmica que é natural nessa região. Essas chuvas devem inibir as queimadas ao longo dos próximos dias, o que pode melhorar a qualidade do ar tanto no norte quanto no centro-sul do país.