Sem trégua! Nova onda de calor atinge EUA e Canadá nos próximos dias

Enquanto uma forte onda de frio chega ao Brasil esta semana, o inverso ocorre no Hemisfério Norte. As ondas de calor já quebraram vários recordes de temperatura em partes do continente norte-americano neste verão. Espera-se que uma nova onda de calor se desenvolva esta semana.

onda de calor, heat wave
Neste final de mês uma onda de calor já começa a afetar o Canadá e principalmente os EUA.

O período entre o final de julho e meados de agosto geralmente traz as temperaturas mais quentes do verão do hemisfério norte. Não será diferente este ano, uma extensa e persistente onda de calor está chegando nas próximas duas semanas para a América do Norte. A seca também aumentará em algumas regiões, levando a mais incêndios florestais no oeste dos EUA.

A onda de calor se expandirá por grande parte dos EUA e deve atingir parte do sul do Canadá. Literalmente de costa a costa, graças ao padrão de tempo estável com uma massa de ar quente parada por vários dias, a partir desta semana. Não será um calor seco porque a umidade também aumentará, tornando o Índice de Calor diário ainda pior.

“Uma extensa onda de calor se desenvolve quando uma poderosa cúpula de calor domina o padrão climático nos Estados Unidos”

De acordo com as tendências climáticas de médio alcance, uma extensa onda de calor ficará sobre os Estados Unidos por pelo menos duas semanas. As temperaturas devem ficar acima do normal ao longo deste período, estendendo-se até o final da primeira semana de agosto.

ECMWF, heat wave, onda de calor
Nos próximos dias uma onda de calor no EUA e Canadá começa a se desenvolver com temperaturas facilmente passando dos 40°C no fim de semana.

Essa nova onda de calor também deve manter as temperaturas noturnas altas, graças à maior umidade do ar. É isso que torna essa onda de calor extrema, além de ser um evento de longa duração.

Esta onda de calor persistente nos EUA será o quinto evento no país neste verão. O padrão climático que leva a essa onda de calor está relacionado à chamada “cúpula de calor” (heat dome, termo em inglês) com. Seu uso se tornou bastante popular nas últimas semanas, graças à histórica onda de calor no noroeste do Pacífico.

O que é uma cúpula de calor?

Uma cúpula de calor ocorre quando a atmosfera retém o ar quente provocando um aquecimento persistente. Funciona como a tampa de uma panela, prendendo a massa de ar quente por baixo. Muitas vezes, esse recurso é responsabilizado por ondas de calor mortais e duradouras em todo o mundo.

domo de calor
A circulação de alta pressão na atmosfera atua como uma cúpula ou tampa, prendendo o calor na superfície e favorecendo a formação de uma onda de calor.

Se pensarmos no Pacífico como uma piscina muito grande, as temperaturas do Pacífico ocidental aumentaram nas últimas décadas em comparação com o Pacífico oriental, criando um forte gradiente de temperatura, ou diferenças de pressão que impulsionam o vento, em todo o oceano no inverno.

Em um processo conhecido como convecção, o gradiente faz com que mais ar quente, aquecido pela superfície do oceano, suba sobre o Pacífico ocidental e diminui a convecção sobre o Pacífico central e oriental. À medida que os ventos predominantes movem o ar quente para o leste, as mudanças para o norte da corrente de jato prendem o ar e o movem em direção à terra, onde ele afunda, resultando em ondas de calor.