Sol emite explosão de classe "X" e mais explosões solares são esperadas!

Explosão solar colossal, classificada do tipo “X”, foi liberada do Sol no começo deste ano. Uma mancha solar relativamente grande e extremamente instável ainda está voltada para o planeta Terra. Com isso, mais explosões solares estão por vir. Saiba mais!

Intensa erupção solar
Uma explosão solar de classe X1.2 foi registrada em 5 de janeiro de 2023.

O ano de 2023 começou com uma instável e enorme mancha solar que já causou uma intensa erupção solar na superfície do Sol e está sujeita a explodir novamente. Como uma das funções do Solar Dynamics Observatory (SDO) da National Aeronautics and Space Administration (NASA) é monitorar frequentemente o Sol, foi possível fazer uma imagem deste evento solar.

Adicionalmente, o Space Weather Prediction Center (SWPC) da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) identificou tal erupção solar como uma classe X1.2. Erupções solares classificadas como “X” são consideradas do tipo mais intenso e apresentam, facilmente, capacidade para danificar tecnologias de comunicação, satélites e até mesmo as redes elétricas.

As erupções classificadas do tipo "X" também causam tempestades geomagnéticas por afetarem o campo magnético do planeta Terra.

Essa explosão foi a mais poderosa vista desde, pelo menos, outubro do ano passado. Apesar de ter sido caracterizada como X1, os cientistas afirmaram que ainda foi considerada no limite inferior da escala “X”. Por essa razão ainda não foram registradas queixas de danos imediatos relacionados à explosão, a não ser pelo "blackout" de rádio de ondas curtas em algumas regiões da Austrália e do Pacífico Sul.

Essa exceção do apagão se deu pela energia acumulada no momento da explosão solar que viajou em direção à Terra aproximadamente na velocidade da luz, atingindo o planeta em apenas oito minutos. Esse caso ainda foi considerado uma breve explosão; mas, certamente há mais manchas solares, devido seu tamanho e aparente complexidade.

Há uma boa chance de as explosões continuarem nos próximos dias, com, pelo menos, 10% de chance de mais explosões do tipo "X" - disse o ex-astrônomo da NASA, Tony Phillips.

Explosões poderosas são frequentemente acompanhadas por ejeções de massa coronal (CMEs) que podem causar diversos danos à infraestrutura, além da exibição de auroras brilhantes, observadas anteriormente em latitudes mais altas quando atingem diretamente o planeta Terra.

As CMEs de plasma quente podem ser lançadas - mais lentamente - na direção da Terra, podendo demorar até alguns dias para chegar até nós. Porém, até o momento não foi relatado nenhum caso de CME após a explosão solar do começo do ano. Curiosamente, na semana anterior a esse evento, foi detectado que a mancha solar lançou poderosas erupções e CMEs do outro lado do Sol.

O que esperar das próximas atividades solares?

Essa mancha solar instável oculta foi catalogada como AR 3182 e serve de alerta, pois ela está girando na linha direta do planeta Terra e pode representar danos futuros, uma vez que as CMEs podem ser direcionadas diretamente à Terra.

Além disso, os cientistas podem não ter relatado CMEs após essa intensa erupção solar; mas, é importante ressaltar que a atividade solar está consideravelmente em ascensão como parte do ciclo solar, que está previsto para atingir seu pico daqui dois anos, em 2025.

Mesmo assim, devemos ficar atentos às próximas atividades solares, já que a primeira semana deste ano foi bastante intensa, com a observação de cinco erupções solares e vinte e seis CMEs, apesar de não ter ocorrido tempestades geomagnéticas. É possível acompanhar o clima espacial e as próximas explosões solares por meio do SWPC da NOAA, que tem informações constantes de seus satélites meteorológicos.