Uma outra Terra? Conheça a nova descoberta do telescópio James Webb!

Os cientistas confirmam a existência de um exoplaneta a apenas 41 anos-luz de nós utilizando, pela primeira vez, o telescópio espacial James Webb. Classificado como “LHS 475 b”, ele está relativamente próximo, na constelação de Octans. Saiba mais!

Um novo planeta Terra
James Webb confirma descoberta de exoplaneta do tamanho da Terra.

O telescópio espacial James Webb da agência americana (NASA), que já apresentou resultados cientificamente impressionantes e espetaculares logo em seus primeiros meses de operação, acaba de registrar outro marco inaugural: a confirmação da descoberta de um exoplaneta. Os planetas existentes fora do Sistema Solar, que orbitam outras estrelas, são conhecidos como exoplanetas.

James Webb examinou 41 anos-luz no cosmos - uma distância relativamente próxima - e detectou na constelação de Octans um planeta, nomeado “LHS 475 b”, com o tamanho quase equivalente ao da Terra, com 99% do seu diâmetro. Essa nova descoberta foi apresentada nesta última quarta-feira (11) por meio de uma coletiva de imprensa da American Astronomical Society.

Embora os dados mostrem que é um exoplaneta do tamanho da Terra, ainda não se sabe sobre sua atmosfera. O telescópio é tão sensível que pode detectar facilmente uma variedade de moléculas, mas ainda é cedo para conclusões definitivas sobre a atmosfera do planeta.

A equipe de cientistas que descobriu as evidências do exoplaneta, enquanto observava os dados gerados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, é liderada por Kevin Stevenson e Jacob Lustig-Yaeger, astrônomos do Laboratório de Física Aplicada da Universidade de Johns Hopkins em Laurel, Maryland. Foi através do espectrógrafo de infravermelho próximo (NIRSpec) que os cientistas confirmaram a existência do planeta.

Não há dúvida de que o planeta está lá! Os dados originais do James Webb validam isso - afirmou Jacob Lustig-Yaeger.

De acordo com a NASA, dos telescópios em operação, apenas o James Webb é capaz de caracterizar com precisão as atmosferas de exoplanetas do tamanho do planeta Terra. Por essa razão, os pesquisadores seguem avaliando que tipo de atmosfera está no topo da massa rochosa do LHS 475 b, por meio da análise de seu espectro de transmissão.

Quais as principais características já confirmadas pelo Webb?

Existem algumas atmosferas do tipo terrestre que a equipe pode descartar de suas análises. Por exemplo, não pode ser uma atmosfera espessa dominada por metano como a lua de Saturno, Titã. Os cientistas observaram que, embora seja possível que o exoplaneta não tenha atmosfera, existem algumas composições atmosféricas, como o dióxido de carbono puro, que não foram descartadas.

Além disso, a superfície do exoplaneta parece ser algumas centenas de graus mais quente que a superfície do planeta Terra, aproximadamente em 300 °C. E ainda, se for detectado em estudos futuros a presença de nuvens, essa composição pode gerar um clima de efeito estufa, tendendo, portanto, maior semelhança ao planeta Vênus.

Também foi confirmado que o LHS 475 b circunda uma anã vermelha, que está produzindo menos da metade da energia do nosso Sol, o que faz os pesquisadores reforçarem a ideologia na presença de uma atmosfera. Além dele completar uma órbita em apenas dois dias, informação que foi revelada pela curva de luz do telescópio James Webb.

Essa confirmação do planeta rochoso destaca a impressionante precisão dos instrumentos da missão, e os cientistas afirmam que é apenas uma das muitas descobertas que o telescópio fará. Medições cada vez mais precisas são necessárias para que os pesquisadores consigam chegar a conclusões decisivas acerca do exoplaneta.