Conheça a invenção capaz de matar a sede de milhões de pessoas no mundo

Uma organização sem fins lucrativos desenvolveu um projeto que pode gerar mais de 20 litros de água por dia para comunidades de regiões em desenvolvimento. O projeto, que não utiliza eletricidade, promete mudar significativamente a vida do povo africano. Saiba mais!

Solução para um problema sanitário
Conheça a Torre de Bambu que produz mais de 20 litros de água sem usar eletricidade.

De modo geral, países em desenvolvimento enfrentam diversos problemas em relação ao acesso à água potável, tendo em vista que a água pode estar contaminada por dejetos animais e humanos. A principal causa de problemas sanitários nas comunidades indígenas consiste na má qualidade da água; acarretando em crianças morrendo de fome, desnutrição e outras condições.

Na África, milhões de pessoas batalham para ter acesso à água potável; e, para isso, passam em média cinco horas por dia em busca de água, que, na maioria das vezes, não está nem limpa. Esse tipo de problema está ficando cada vez mais grave devido ao aumento populacional do continente africano, que está atingindo a marca de quase um bilhão de habitantes.

A Torre de Bambu pode produzir água de qualquer lugar do mundo, e, em média, as estruturas conseguem distribuir entre 10 a 20 litros de água por dia pelas comunidades.

Baseado nessa situação, uma organização sem fins lucrativos desenvolveu uma Torre de Bambu com a finalidade de levar água limpa para os povos africanos. De acordo com os pesquisadores, essa torre é fácil de ser montada e seu custo é reduzido, tornando sua implementação extremamente benéfica.

O projeto destinado ao acesso à água potável para comunidades devastadas pela seca é conhecido como Warka Water, e consiste de Torres de Bambu que têm a capacidade de armazenar até 25 litros de água diariamente. Essas torres agem com fenômenos naturais, tais como a evaporação e gravidade.

youtube video id=NLjMbbFCTdo

Esse projeto foi desenvolvido com a ideia e facilidade de que os próprios moradores das aldeias pudessem construir, já que sua instalação não necessita de eletricidade ou andaimes. Como o nome já diz, o principal elemento é o bambu, e os adicionais são folhas de palmeira, cânhamo ou videiras. O objetivo é que as torres sejam construídas com materiais locais, sendo totalmente biodegradáveis, e uma opção altamente ecológica e econômica.

Entenda como funciona, na prática, a Torre de Bambu:

A estrutura da Warka Tower é formada por malhas triangulares de 10 metros de altura e 60 quilos. A torre possui cinco módulos dispostos para recolher água potável do ar por condensação. O ar normalmente possui uma grande saturação de vapor d’água, tornando possível coletar água de qualquer lugar do mundo.

As regiões mais indicadas para a instalação das torres de bambu são as que apresentam uma maior porcentagem de vapor d’água no ar, tais como Camarões e Etiópia, que tiveram suas primeiras unidades instaladas. O custo de instalação dessa estrutura é cerca de mil dólares por peça, sendo uma excelente alternativa ao acesso a água limpa em um futuro próximo, principalmente aos povos africanos. E tudo isso sem utilizar rede elétrica.

Existem alguns meios da população contribuir com esse projeto, fazendo doações ou participando do “adote uma árvore”, descritos no site da Warka Water. Além do aprimoramento ao acesso à água potável, a organização também conta com outros projetos que auxiliam as comunidades como um todo, por exemplo:

  • Projetos de reflorestamento,
  • Educação para resgatar as crianças da pobreza e escravidão,
  • Obtenção de certidões de nascimento e outras provas de cidadania,
  • Fornecimento de medicamentos e alimentos para crianças carentes.