Chuva intensa deixa em alerta a região de Petrópolis, no Rio de Janeiro

Cidades da região serrana do Rio de Janeiro entram em estado de atenção. Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais choveu mais de 40 mm em pouco mais de 1 hora. A Defesa Civil analisa a necessidade de interdição de, pelo menos, três imóveis em Petrópolis. Saiba mais!

Tragédia no Rio de Janeiro
Transbordamentos e deslizamentos deixam Petrópolis em alerta.

A chuva intensa que causou danos na cidade do Rio de Janeiro durante a semana passada atingiu, agora, as cidades de Petrópolis e Nova Friburgo, que entraram em estado de atenção. Na cidade imperial, Petrópolis, um trecho da rua no bairro Independência afundou e parte da via foi interditada.

Por essa razão, as sirenes de alerta - que indicam necessidade de evacuação - foram acionadas no começo da tarde desta terça-feira (13), mobilizando a população das áreas de risco para pontos de apoio da comunidade, como na Escola Municipal Alto Independência.

Por volta das 13h de hoje (13), em razão do alerta de chuva moderada a forte, houve orientação para o fechamento do comércio; mas, com o escoamento da água, as atividades foram liberadas.

A Companhia de Trânsito e Transportes fechou alguns trechos ao longo da Rua do Imperador, que também foi liberada após o escoamento da água. Para as próximas horas há uma ligeira tendência de redução da intensidade das chuvas no município de Petrópolis.

Em fevereiro deste ano uma inundação deixou mais de 240 mortos por afogamento exatamente nesse mesmo trecho.

O Centro Histórico ficou inundado em diversos pontos da Rua do Imperador, deixando pedestres e motoristas ilhados; moradores fizeram imagens mostrando a situação dos locais. Em meio à preocupação dos moradores com novas previsões de chuva, o Governo do Estado do Rio não publicou a licitação das obras de reconstrução, após as chuvas que atingiram a cidade no início do ano.

Em pouco mais de 1 hora foram constatados os seguintes volumes pluviométricos:

  • Rio Quitandinha: 62.5 mm
  • Bairro Independência: 61 mm;
  • Rio Piabanha: 43 mm;
  • Rio Palatino: 37.8 mm.

Portanto, o alerta continua: o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ainda indica transbordamento dos rios Quitandinha, Palatinado, Piabanha e Cuiabá. A Defesa Civil permanece com o monitoramento e pode emitir atualizações informativas a qualquer momento.

A Defesa Civil do município de Nova Friburgo também recomendou que os moradores das regiões de risco se abriguem em locais mais seguros. A contínua previsão de chuva para as próximas horas pode fazer com que os acumulados e o número de residências interditadas (até o momento, seis) aumentem.

Além da região serrana, outros municípios também foram afetados pelo temporal que começou nesta segunda-feira (12). Angra dos Reis está em estado de alarme: o mais grave entre os três estágios; e, ao todo, têm 38 bairros com aviso de evacuação. O índice pluviométrico em Angra marcou 262 milímetros em apenas 96 horas. Não há registros de ocorrências graves na região.

Paraty também está em estado de alerta após um alagamento no bairro Patrimônio. Mangaratiba está em estado de emergência desde a tarde de ontem (12), com risco de deslizamento em alguns pontos do município. As sirenes foram acionadas inúmeras vezes alertando os moradores para migrarem para os pontos de apoio espalhados em bairros mais seguros.

Qual a previsão do tempo para os próximos dias?

A previsão do tempo para o Rio de Janeiro é de tempo mais firme para os próximos dias, com céu limpo, máxima de 26°C e mínima de 20°C, na quinta-feira (15). O retorno das chuvas está marcado para acontecer no final da semana, com previsão de pancadas de chuva entre o domingo (18) e a segunda-feira (20) e com probabilidade de eventos intensos, principalmente no início da semana.