Eclipse solar extremamente raro está prestes a acontecer

Os eclipses solares são a sombra da lua projetada sobre a Terra, em rotação. Existem quatro tipos de eclipses solares e o mais raro deles é o híbrido. Entenda a diferença entre eles e o principal motivo para ver o próximo.

Eclipses Solares
O eclipse anular híbrido é um tipo raro de eclipse solar.

De modo geral, os eclipses acontecem porque a lua é quase 400 vezes menor que o sol; mas, é aproximadamente 400 vezes mais próxima da Terra, fazendo parecer que ambos têm o mesmo tamanho em nosso céu. Quanto mais próxima a lua da Terra, maior é o caminho do eclipse e sua totalidade máxima.

Saiba mais sobre os quatro tipos de eclipses solares que podem ser vistos do planeta Terra:

Eclipse Solar Parcial

É o tipo mais comum de eclipse solar, na qual é possível observar parte do sol obscurecida pela lua. Um eclipse solar parcial, que ocorreu pela última vez em Outubro, é sempre a fase inicial e final de qualquer tipo de eclipse solar.

Eclipse Solar Total

Ocorre quando a lua se encaixa no disco solar, cortando sua luz por alguns instantes, para causar um crepúsculo. A ocorrência de um eclipse quando a lua está relativamente próxima da Terra faz com que a ponta de sua sombra - em forma de cone - toque a superfície da Terra; e, nesse caso, temos um eclipse solar total.

Esse tipo de eclipse pode ser visto a olho nu e é conhecido por ser o mais espetacular dos eclipses solares. A última vez que ele aconteceu foi no ano passado na Antártica, e esse evento ocorre cerca de uma vez a cada 18 meses.

Eclipse Solar Anular

Esse eclipse se dá quando a lua está mais afastada da Terra e obscurece o centro do disco solar; porém, nesse caso, a ponta de sua sombra - em forma de cone - não toca a superfície da Terra. Do planeta é possível observar um anel de fogo brilhando ao redor da lua, que é uma das opções para ser vista com a utilização de um óculos específico.

Eclipse Anular Híbrido

É um tipo raro de eclipse solar que ocorre durante um evento, como o próprio nome diz, híbrido. Esse eclipse se inicia como um eclipse anular e termina como um eclipse solar total. Ele acontece porque a sombra da lua não toca a superfície curva da Terra nos extremos - nascer e pôr do sol. O que o torna tão raro é o alcance, extremamente estreito, da sombra da lua para atingir a Terra.

A lua está milimetricamente posicionada para que ambos os eclipses ocorram durante o mesmo evento

Uma consequência da falta de totalidade é que os observadores conseguem ver uma exibição mais longa das contas de Bailey - os últimos raios de luz fluindo pelos vales da lua - pouco antes de um espetacular anel de diamante. Isso torna este próximo eclipse anular híbrido uma verdadeira raridade!

Quando acontecerá o próximo eclipse anular híbrido?

No dia 20 de abril de 2023 no Hemisfério Sul, da Austrália até Papua Ocidental. Porém, quase todo evento acontecerá no mar. Poucos são os que compreendem o significado de um eclipse anular híbrido, principalmente pela raridade deste evento, que vai ocorrer apenas sete vezes no século XXI, além de sua breve duração.

No meio deste evento, um eclipse solar total de aproximadamente um minuto será visível. A Península de Exmouth é a única parte da Austrália onde a totalidade será visível, além de Timor-Leste e Papua Ocidental.

Como os eclipses anulares híbridos acontecem apenas a cada uma ou duas décadas, saibam também quais serão as próximas datas que poderemos admirar esse evento no restante do século XXI:

  • 14 de novembro de 2031 (duração de 1 minuto e 8 segundos),
  • 25 de novembro de 2049 (duração de 38 segundos),
  • 20 de maio de 2050 (duração de 21 segundos) e
  • 6 de dezembro de 2067 (duração de 8 segundos).