Atualização do tempo para a Páscoa: o retorno do calor e pancadas de chuvas marcam o feriado no Brasil

O feriado da Sexta-feira Santa e Páscoa serão marcados por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil e pancadas de chuvas que serão mais frequentes e volumosas no Centro-Norte do Brasil, enquanto no Sul o tempo será mais estável.

Previsão do tempo para a Sexta-feira Santa e Páscoa
A semana santa já começou, então vamos conferir as atualizações da previsão do tempo para a Sexta-feira Santa e Páscoa.

A semana santa se inicia hoje e com isso podemos começar a nos preparar para o feriado da Sexta-feira Santa (29) e a Páscoa, que será no próximo domingo (31)! Para isso, vamos conferir as atualizações das previsões do tempo para todo o Brasil para essas datas festivas.

Como dissemos em textos anteriores, a frente fria que quebrou a onda de calor no Centro-Sul do Brasil já provocou chuvas volumosas por onde passou, principalmente no litoral da região Sudeste, e derrubou as temperaturas em grande parte dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Entretanto, essa trégua do calor já tem seus dias contados, à medida que a frente fria se afasta para o oceano e as temperaturas voltam a aumentar nessas regiões, começando pelo Sul do Brasil. Dessa forma, provavelmente teremos um feriado de temperaturas mais altas em grande parte do Brasil, mas vamos conferir a previsão mais detalhadamente!

O tempo na Sexta-feira Santa

Ao longo da semana, a frente fria que vem atuando na costa da região Sudeste irá se afastar para o oceano, ainda contribuindo de certa forma para a formação de nebulosidade e chuvas no norte dessa região, mas perdendo força gradualmente. Porém, a frente dará lugar a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que começará a se aproximar do continente brasileiro, ficando posicionada bem próxima ao leste das regiões Sul e Sudeste na sexta-feira (29).

Os feriados da Sexta-feira Santa e Páscoa serão marcados por temperaturas altas em grande parte do Brasil, com regiões podendo registrar máximas de 35ºC!

Devido a esse posicionamento da alta, as temperaturas irão se elevar em partes do Centro-Sul do Brasil, principalmente no oeste da região Sul e grande parte do Centro-Oeste. O tempo também deverá ser mais estável durante a Sexta-feira Santa nessas regiões, principalmente no oeste dos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, mas não está descartada a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas.

Previsão de temperatura (a esquerda) e precipitação (a direita) para a tarde da Sexta-feira Santa (29).

A exceção será a faixa litorânea entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde a circulação da alta levará ventos mais frios e úmidos vindos do oceano, o que manterá as temperaturas mais amenas e também provocará convergência nessas regiões, ocasionando em maior nebulosidade e pancadas de chuva que poderão ocorrer em forma de tempestades, principalmente no norte do Sudeste.

No Norte e Nordeste a tendência para a Sexta-feira Santa é de temperaturas altas, principalmente no interior do Nordeste, onde as temperaturas poderão chegar a 35°C! Essas duas regiões continuarão sob a intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continuará provocando muitas chuvas e tempestades. Mas não será só a ZCIT, a ASAS reforçará o fluxo de ventos de leste na costa da região Nordeste, podendo colaborar ainda mais para as chuvas nessa região.

O tempo para o domingo de Páscoa

Para o domingo de Páscoa (31) a tendência segue parecida àquela prevista para a Sexta-feira Santa. A ASAS continuará bem posicionada a leste do continente, ditando as condições do tempo sobre o Centro-Sul, enquanto a ZCIT e os ventos de leste provocarão mais chuvas sobre o Norte e o Nordeste.

Durante o feriado, as chuvas mais volumosas ocorrerão no Centro-Norte do Brasil, principalmente sobre as regiões Norte e Nordeste.

O destaque principal será para o aumento das temperaturas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil! Apesar de ainda próxima do continente, a ASAS se afastará um pouco para o oceano no domingo de Páscoa enquanto que uma baixa pressão ganhará força sobre o norte da Argentina, essa configuração intensificará o fluxo de ventos de norte em direção a essas regiões, o que provocará um grande aumento das temperaturas e da sensação de calor!

Previsão de temperatura para a tarde do domingo de Páscoa (31).

Estão previstas temperaturas máximas de 33°C e 32°C em Porto Alegre e Campo Grande, respectivamente, no domingo de Páscoa e mínimas da ordem de 20°C. No oeste de São Paulo, como na cidade de Presidente Prudente, são esperadas temperaturas de até 33°C.

Uma virada do tempo é esperada após o feriado de Páscoa, começando pela região Sul, com a possível formação de uma nova frente fria e retorno das chuvas mais intensas à região. Porém, ainda é muito cedo para afirmarmos essa mudança no tempo e nós da Meteored Brasil vamos trazer mais detalhes das atualizações da previsão ao longo dessa semana.