Semana Santa e feriado de Páscoa: tendência traz um período com mais chuvas e temperaturas elevadas no Brasil

A pergunta que não quer calar: qual a previsão do tempo para a Semana Santa? Confira a atualização da tendência para o próximo feriado no Brasil.

Semana Santa 2024
Semana Santa chegando e todos querem saber qual a previsão do tempo para o feriadão, entre 24 e 31 de março.

Estamos se aproximando da Semana Santa que terá início no dia 24 de março, com o domingo de Páscoa fechando a semana no domingo, dia 31 de março. Muitos brasileiros viajam neste período para realizar a confraternização entre amigos e familiares.

Ainda é cedo para responder com assertividade qual será a previsão do tempo para feriadão, mas as projeções climáticas já nos fornecem um indicativo de como será a Semana Santa de 2024.

Climatologicamente falando, o mês de março é marcado pelo aumento das chuvas no litoral norte do Brasil. A média climatológica de precipitação em alguns municípios do Maranhão, por exemplo, pode chegar aos 400 mm no mês de março, devido a intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além de redução nas chuvas entre os estados da Bahia, Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro.

Indicadores que influenciam o clima do Brasil

Como já noticiamos em textos anteriores, o Pacífico Tropical já não tem sido um grande influenciador do cenário climático brasileiro nas últimas semanas, pois o El Niño está perdendo força e caminhando para sua neutralidade. Mas a aparição da La Niña só deve acontecer no segundo semestre deste ano, segundo as projeções dos modelos climáticos.

TSM
Anomalia de Temperatura de Superfície do Mar (TSM). NOAA

Por outro lado, o Atlântico continua sendo o principal responsável pela variabilidade das chuvas, principalmente no Nordeste, já que suas águas mais quentes que o normal tem favorecido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nesta região. Tal sistema é influenciado pela Temperatura de Superfície do Mar (TSM), então em resumo, a ZCIT é atraída pelas águas mais quentes e por isso está mais próxima da costa do Nordeste.

OMJ
Impacto da Oscilação de Madden-Julian na precipitação (esq.) em cada fase de atuação, e condição registrada e previsão até o início de abril (dir.). Fonte: NOAA/ECMWF/CFS

Outro modulador do clima no Brasil é a Oscilação de Madden-Julian (OMJ), que dependendo da sua fase de atuação, favorece ou desfavorece os acumulados de chuva sobre a região. Atualmente a OMJ está na fase 7, mas durante a Semana Santa, a previsão é de seguir para a fase 1 e 2, favorecendo a formação de chuvas em parte do Norte, Sudeste e no Nordeste, coincidentemente na área que recebe influência da ZCIT.

Previsão aponta que o feriado da Semana Santa será de chuvas acima do normal

As projeções do modelo ECMWF para a semana dos dias 25 de março a 1 de abril indicam que a Semana Santa poderá ser de anomalias positivas de precipitação.

Mas esse padrão se restringe ao litoral leste do Nordeste e uma pequena porção do litoral norte, desde o Ceará até a Bahia, além da porção central do país, desde o Norte, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste.

Para o interior dos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão, a tendência é de irregularidade de chuvas, com possibilidade de anomalias negativas de chuva no interior da Bahia e região Sul do país, desde o Rio Grande do Sul até Curitiba e porção sul de São Paulo.

Previsão
Anomalia de precipitação (esq.) e temperatura (dir.) para o período de 25 de março a 01 de abril, segundo o modelo ECMWF.

Em relação às temperaturas, o modelo prevê que a Semana Santa será de temperatura acima da média em grande parte do Brasil, seguindo a tendência que temos observado nas últimas semanas. As maiores anomalias de temperatura se concentram no interior do Nordeste e Norte, com temperaturas de 1 a 3°C acima da média. Por outro lado nota-se temperaturas mais amenas entre o Centro-Oeste e Sudeste do país, sem grandes elevações no termômetro.

Em resumo, a Semana Santa no Brasil será marcada por chuvas na porção litorânea, a possibilidade de temperaturas elevadas na região, principalmente na porção central e temperaturas amenas no Sudeste. Vale lembrar que estas previsões podem se alterar ao longo dos próximos dias, então fique de olho no tempo.com para se manter atualizado sobre a previsão para Semana Santa!