O calor irá voltar no Centro-Sul do Brasil! Até quando vai esse clima de verão?

A frente fria, além de trazer chuvas extremamente volumosas, trouxe o tão esperado alívio do calor no Centro-Sul do Brasil. Porém, esse alívio está com seus dias contados, pois o calor promete retornar nos próximos dias!

Antes da chegada da frente fria que está provocando chuvas volumosas e desastres na região Sudeste, uma onda de calor predominou por diversos dias consecutivos sobre o Centro-Sul do Brasil, com as temperaturas máximas passando dos 35ºC e as mínimas acima de 20ºC, mas com a sensação térmica superando os 40°C em muitas regiões.

A atual frente fria, responsável pela quebra do padrão de calor, hoje se encontra sobre a região Sudeste, principalmente sobre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, onde sua passagem já provocou muitas chuvas e provocará ainda mais tempestades e chuvas volumosas até a próxima segunda (25), principalmente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Enquanto a frente fria atua com o aumento das chuvas e nebulosidade, a alta pós frontal ficou encarregada de derrubar as temperaturas em toda a região Sul e sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, trazendo o tão esperado alívio do calor. Neste sábado, as máximas ficaram bem abaixo daquelas registradas nas últimas semanas, como é o caso de Curitiba e São Paulo que tiveram máximas em torno de 20°C e Campo Grande com 25°C.

Essa massa de ar mais frio deverá avançar mais a norte, mas ainda continuará atuando sobre o Sudeste durante os próximos dias, mantendo as temperaturas mais amenas. Porém, não se iluda, o frio ainda não veio para ficar e o calor deverá retornar na próxima semana!

Temperaturas mais altas no Sul no início da semana

Enquanto a frente fria continuará atuando sobre o Sudeste no início desta próxima semana, a região Sul voltará a esquentar gradualmente ao longo dos próximos dias. A tendência é que a faixa mais a oeste da região comece a esquentar primeiro, ainda na segunda-feira (25). A partir de terça-feira (26) a porção mais a leste também começará a sentir as temperaturas se elevarem, mas ainda de forma mais lenta.

Previsão de temperatura elevadas já para o início dessa próxima semana (terça-feira) no Sul do Brasil.

A partir do meio da semana as temperaturas máximas já voltarão a se estabilizar entre os 26ºC e 30ºC, principalmente no oeste do Paraná e do Rio Grande do Sul. Porém, as temperaturas mínimas continuarão abaixo dos 20ºC em grande parte da região Sul até pelo menos o final do mês de março, mas serão mais altas do que as mínimas registradas nos últimos dias, dando assim uma alívio na sensação de frio.

E o Sudeste e Centro-Oeste, quando o calor voltará?

Como a frente fria ainda está atuando sobre a região Sudeste e deverá perder força somente nos próximos dias, à medida que se afasta para o oceano, as temperaturas continuarão mais frias no Sudeste e partes do Centro-Oeste até pelo menos o final da próxima semana, ou seja, até o feriado da sexta-feira Santa.

O frio deverá persistir por mais alguns dias em partes do Sudeste e Centro-Oeste. Mas preparem-se, as altas temperaturas deverão voltar em todo o Centro-Sul a partir do final do mês de março!

O sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul deverão esquentar primeiro, com a elevação nas temperaturas iniciando gradualmente no final do mês de março, já contemplando o domingo de Páscoa. O estado do Mato Grosso do Sul e a faixa oeste de São Paulo registrarão as maiores temperaturas devido a maior atuação e intensidade dos ventos vindos de norte, enquanto que o litoral ainda terá maior influência do ar mais úmido e frio vindo do oceano.

Início de abril com temperaturas acima da média no Centro-Sul

De acordo com o modelo ECMWF, a tendência é que as temperaturas no Sul do Brasil continuem elevadas até a primeira semana de abril. Dessa forma, toda a região Sul deverá se manter com as temperaturas elevadas durante duas semanas consecutivas, mas com maior destaque para a região desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.

Previsão de anomalia de temperatura para a semana do dia 01 a 08 de abril de 2024. Fonte: ECMWF.

Seguindo a mesma tendência da região Sul, as regiões Sudeste e Centro-Oeste também ficarão com as temperaturas elevadas no início de abril, ficando acima da média principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

A permanência das temperaturas mais elevadas no Centro-Sul do Brasil até a primeira semana de abril pode estar associada à ausência de passagens de frentes frias intensas nessa região nas próximas semanas. Porém, só teremos maior certeza disso nas próximas atualizações das previsões de tempo realizadas aqui pela Meteored Brasil.