Chuvas intensas e temporais ainda acontecem na Região Sul do Brasil nos próximos dias, com a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria. Destaque também para a atuação de uma massa de ar polar.
Chuvas intensas e temporais ainda acontecem na Região Sul do Brasil nos próximos dias, com a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria. Destaque também para a atuação de uma massa de ar polar.
As chuvas não dão trégua para parte do centro-sul do país nos próximos dias. A atuação de cavados e de uma frente fria traz potencial para chuvas intensas e temporais. Além disso, uma nova massa de ar polar também vai avançar.
Uma frente fria formada no início dessa semana foi responsável pela quebra do bloqueio atmosférico que atuava no Centro-Sul do Brasil, provocando uma virada no tempo brusca no Sul e mudando as condições do tempo em partes do Sudeste e Centro-Oeste.
Após dias consecutivos de tempo seco e aumento no número de focos de queimadas, padrão de bloqueio atmosférico é quebrado nesta semana com avanço de frente fria pelo centro-sul.
Mudança de padrão está a caminho com o avanço de uma frente fria e a incursão de uma massa de ar polar pelo centro-sul. Há alertas para fortes temporais e risco de geada mais pontual.
O bloqueio atmosférico termina e o clima de inverno retorna para parte do centro-sul. Duas frentes frias e duas massas de ar polar conseguem atuar nos próximos 10 dias no Brasil. Temporais e geadas podem ocorrer nos três estados da Região Sul, com sistema frontal chegando até o Sudeste!
A condição de bloqueio atmosférico se mantém no fim de semana e contribui para o aumento das temperaturas em boa parte do centro-sul. A atuação de um cavado traz risco de novos temporais no Rio Grande do Sul. Confira aqui os detalhes.
Uma frente estacionária está causando tempestades severas no Rio Grande do Sul e também trará chuva para Santa Catarina e Paraná. Semana que vem, sua movimentação traz uma massa de ar frio que fará as temperaturas no Sudeste caírem.
A atuação de bloqueio atmosférico favorece o tempo seco e quente em boa parte do país e chuvas no sul da Região Sul e no leste do Nordeste. Temperaturas podem chegar próximas aos 40°C em algumas localidades e há risco de temporais.
Julho começou e traz expectativas de temperaturas elevadas em pleno inverno, de massas de ar polar intensas, de geadas e também de mais eventos de tempo severo. Pode ser um mês meteorologicamente interessante e cheio de extremos.
Com previsões indicando temperaturas altas, umidade relativa baixa e estiagem ao longo de praticamente todo o mês de Julho, o número de incêndios florestais e queimadas aumentará consideravelmente no Brasil central.
Bloqueio atmosférico atua até pelo menos o início de julho e proporciona temperaturas de até 40°C em pleno inverno. Saiba também quando pode ocorrer a mudança de padrão.