Primeiras impressões do outono de 2023 e quando chega o frio?

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, mas as primeiras impressões do início da estação revelam que o verão ainda não foi embora. As chuvas até reduziram no Sudeste e Centro-Oeste, mas o calorão está demais.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem. Porém, as primeiras impressões nos revelam que o verão ainda insiste em não ir embora. Nos primeiros dias do outono choveu muito na metade norte do Brasil, inclusive, alguns estados e muitas cidades estão em situação de emergência com o excesso de chuvas.

No Sul a chuva tem voltado aos poucos devido a formação de ciclones e frentes frias, o que é benéfico e muito esperado no Rio Grande do Sul que vive um cenário de estiagem bastante prolongado. No Sudeste e no Centro-Oeste, a chuva reduziu significativamente logo na entrada do outono, mas o que dizer do calor?

O calorão insiste em não ir embora mesmo com a chegada do outono, até em áreas de muita chuva, a temperatura tem se mantido elevada. Mas quando a virada de chave deve acontecer de fato?

youtube video id=pz66lHC3PyI

A primeira queda acentuada de temperatura deve ocorrer nos primeiros dias de abril após a passagem de uma frente fria e o avanço de uma massa de ar frio, que vai provocar temperaturas mínimas em torno de 10°C em boa parte do estado gaúcho no dia 1 de abril, enquanto que na madrugada do dia 2, mínimas de 5°C podem ser registradas em pontos mais altos da serra gaúcha e da serra catarinense.