O fim de semana será de contraste térmico com a atuação de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas em boa parte do centro-sul, com formação de geadas e temperaturas negativas. Já no centro-norte do país, o calor continua.
O fim de semana será de contraste térmico com a atuação de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas em boa parte do centro-sul, com formação de geadas e temperaturas negativas. Já no centro-norte do país, o calor continua.
Uma frente fria finalmente quebra o bloqueio atmosférico e penetra o continente, trazendo consigo uma massa de ar frio que fará as temperaturas caírem tanto no Sudeste quando no Sul, onde há risco de geada.
Nos próximos dias uma frente fria quebra o bloqueio atmosférico e traz de volta o risco para temporais e intensas rajadas de ventos. O sistema consegue avançar até a Região Sudeste.
Será que no último mês do inverno climatológico haverá ondas de frio? Qual a possibilidade da atuação de bloqueios atmosféricos? Aqui trazemos as últimas atualizações para o mês de agosto.
Bloqueio atmosférico é rompido pela formação de uma frente fria, que traz de volta o frio mais intenso com possibilidade de chuvas e temporais para a região Sul, podendo influenciar parte do Sudeste. Além disso, modelo indica probabilidade de neve em Santa Catarina.
Neste semana uma mudança de padrão para parte do centro-sul do país está prevista com o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar. A frente fria pode trazer de volta os temporais e chuvas intensas para a Região Sul e também pode influenciar parte do Sudeste.
A última semana de julho será marcada pelo fim do bloqueio atmosférico e pelo avanço de uma massa de ar polar que traz de volta o frio mais intenso e as temperaturas em torno de 0°C.
Bloqueio atmosférico está estabelecido e proporcionará dias de tempo firme e ensolarado em boa parte do Brasil. Além disso, as temperaturas aumentam e o calor se espalha pelo país. No entanto, ainda há condições para ocorrência de chuva neste fim de semana.
Um bloqueio atmosférico se estabeleceu e irá permanecer por vários dias e proporcionar dias com temperaturas bastante elevadas em boa parte do país. O calor em pleno inverno se espalha até a Região Sul. Mas até quando vai o bloqueio atmosférico? Saiba aqui.
As últimas previsões indicam um aumento da probabilidade da La Niña, fase negativas do ENOS, permanecer até o final de 2022, sendo o 3º ano seguido do evento. Além disso, a fase negativa do Dipolo do Oceano Índico começou a se configurar.
Massa de ar polar se afasta, mas mesmo a sensação de frio continua no início desta semana em parte do centro-sul. No entanto, o maior destaque é para as chuvas entre as regiões Sul e Sudeste, que podem ocorrer na forma de temporais.
A semana passada foi marcada por chuvas intensas e temporais na região Sul do Brasil. Agora, o destaque é para a atuação de uma massa de ar polar que faz com que o domingo comece mais frio em grande parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.