É 1° de abril, mas a previsão de chuvas fortes para o Nordeste é verdade!

São as águas de março fechando o verão! O primeiro final de semana de abril, será marcado por chuvas de até forte intensidade na região Nordeste. Vem conferir a previsão do tempo!

Chuvas no Nordeste
Banda dupla da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continuará favorecendo a formação de chuvas com trovoadas no Nordeste neste fim de semana.

Nesta última semana, o estado do Ceará continuou sendo afetado pelas fortes chuvas associadas ao deslocamento mais ao sul da ZCIT. Em alguns municipios do estado, a intensa precipitação causou grandes estragos.

A cidade de Deputado Irapuan Pinheiro registrou, entre 7h de domingo (26) e 7h desta segunda-feira (27), com um acumulado de 230 mm, a maior chuva do ano no estado do Ceará.

Em razão da precipitação, na madrugada desta segunda-feira, uma cratera abriu na CE-384, estrada que liga o município de Mauriti, na Região do Cariri, para o estado Paraíba. Por conta da intensidade da força da água, a cratera engoliu dois carros.

Chuvas fortes no Ceará.
Devido a chuva intensa, carros são engolidos por enorme cratera em rodovia no município de Mauriti no Ceará. Fonte: G1

Em Recife, o jogo da semifinal da Copa do Nordeste precisou ser adiado pois o campo de futebol ficou inundado após as fortes chuvas que caíram na noite da última quarta-feira (29).

E neste primeiro final de semana de abril, será que vem mais chuva ou é mentira do dia 1° de abril? Vem conferir a previsão!

Previsão do tempo para o sábado

O dia 1 de abril é conhecido como o dia da mentira, mas a previsão de chuva é verdadeira, principalmente para os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Nesses estados citados, as chuvas mais intensas, com possibilidade de trovoadas, se concentram na porção norte dos estados. Na capital Fortaleza, o céu tende a ficar encoberto com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

O litoral norte do Rio Grande do Norte pode receber influência da banda dupla de nebulosidade da ZCIT, com possibilidades de chuvas de até forte intensidade no período da tarde. No restante do estado, não há previsão de grandes acumulados de precipitação, e na capital Natal, as temperaturas ficam em torno dos 28°C.

fim de semana no Nordeste
Acumulado de precipitação para o fim de semana traz acumulados que podem passar dos 100 mm no norte do Nordeste.

Entre o litoral da Paraíba e de Alagoas, o tempo fica firme com períodos nublados ao longo do dia e sem grandes acumulados de precipitação. Em João Pessoa, a sensação térmica pode chegar aos 30°C.

No estado da Bahia, a previsão é de tempo firme com temperaturas máximas podendo chegar aos 34°C em alguns municípios do interior do estado. Na faixa norte do estado, o tempo tende a ficar encoberto, mas sem grandes acumulados de precipitação. No estado vizinho, Sergipe, a previsão é de tempo parcialmente nublado com chances de chuva fraca a qualquer hora do dia.

Previsão do tempo para o domingo

A previsão de chuvas intensas continua para os estados de Piauí, Maranhão e Ceará, e ficam concentradas no norte dos estados acima. O domingo em São Luís será de chuvas em boa parte do dia, com temperatura máxima de 28°C e mínima de 23°C.

O acumulado total para o fim de semana podem superar os 100 mm no norte do Nordeste, com riscos para o Ceará, Piauí e o Maranhão.

Para o domingo, a previsão é de chuvas de até forte intensidade em boa parte do estado do Rio Grande do Norte. Em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, a chuva mais intensa pode vir acompanhada de trovoada no período da noite/ madrugada, e ao longo do dia deve enfraquecer.

No domingo o tempo muda no estado da Paraíba, em que o tempo tende a ficar nublado e com chances de chuvas mais intensas no interior do estado. Em Campina Grande, as chuvas podem ocorrer no período da tarde e/ou início da noite. Nos estados de Pernambuco e Alagoas, a tendência é de céu firme com períodos nublados ao longo do dia.

Nos estados de Sergipe e Bahia, o tempo segue os mesmo padrão do sábado, parcialmente nublado sem grandes acumulados de precipitação. Na capital Aracaju, o tempo tende a ficar com períodos nublados ao longo do domingo, com sensação térmica podendo bater os 30°C.