A primeira onda de calor que tem quebrado recordes de temperatura no Brasil desde o início da primavera deve persistir até o final de outubro, mas a trégua não será duradoura em um ano de El Niño.
A primeira onda de calor que tem quebrado recordes de temperatura no Brasil desde o início da primavera deve persistir até o final de outubro, mas a trégua não será duradoura em um ano de El Niño.
A mudança de padrão chegou com a quebra do bloqueio atmosférico, que possibilita o aumento da umidade no centro-norte do Brasil. Chuvas na forma de pancadas e tempestades atingem o Sudeste, o Centro-Oeste e a Região Norte.
A formação de um ciclone extratropical causará chuvas intensas em todos os três Estados da região Sul entre esta terça-feira (26) e a quarta-feira (27). Porto Alegre está entre as regiões que serão mais afetadas.
Um padrão de bloqueio atmosférico foi responsável pela onda de calor histórica que atinge boa parte do Brasil por vários dias. A boa notícia: as previsões indicam uma quebra desse bloqueio e a chegada de uma massa de ar frio!
O tempo instável continua na Região Sul e o risco de chuvas intensas e de tempo severo aumenta para os três estados. Os acumulados de em 48 horas podem passar muito dos 200 mm.
O primeiro fim de semana da primavera será sob um cenário extremo! O calor histórico extremo continua, com umidade a nível de deserto! Além disso, a Região Sul possui alertas para o risco de tempo severo.
Uma frente fria vai avançar pelo país na semana que vem e fará as temperaturas caírem em boa parte do Sul e do Sudeste. O frio, no entanto, será breve e não vai durar muito.
Bloqueio atmosférico manterá a circulação estacionária sobre o Rio Grande do Sul, causando chuvas contínuas durante vários dias e acumulados altos de chuva que podem ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra.
A primavera é conhecida como a estação das flores e também como a estação dos maiores e piores temporais, e um dos grandes vilões do clima é o calor extremo que serve combustível para o tempo severo
Alerta de onda de calor! A transição do inverno para a primavera será marcada por uma onda de calor que pode proporcionar temperaturas de mais de 40°C em boa parte do Brasil. Confira aqui os detalhes da tendência.
Os últimos dias do inverno serão marcados pela mudança do tempo em boa parte do Sul do Brasil, com risco de tempestade e chuvas intensas. Novamente o Rio Grande do Sul recebe os maiores volumes, mais de 100 mm.
Faltam poucos dias para o início da primavera e eventos extremos de chuva e calor já se destacam no Brasil, principalmente na região Sul devido à influência do El Niño. Saiba o que esperar para os próximos dias e até meses.