O último final de semana foi marcado pelo tempo severo no Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, que registraram fortes tempestades, chuvas volumosas e tornado! Essas regiões voltarão a enfrentar as chuvas intensas nesta semana.
O último final de semana foi marcado pelo tempo severo no Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, que registraram fortes tempestades, chuvas volumosas e tornado! Essas regiões voltarão a enfrentar as chuvas intensas nesta semana.
Chuva está sendo causada por uma frente fria localizada entre o Sul e o Sudeste, e se intensificará severamente graças a um novo ciclone que se forma entre sexta (27) e sábado (28).
O estado de Santa Catarina tem sido um dos mais atingidos recentemente pelo excesso das chuvas e as inundações que já geraram prejuízos milionários. A agricultura está sendo duramente afetada e a previsão é de mais eventos extremos.
Até hoje, o mês de outubro já superou a climatologia de chuvas em praticamente toda a região Sul e partes da região Sudeste. Mas o mês ainda não acabou e ele ainda promete mais chuvas volumosas até seu último final de semana!
A combinação das altas temperaturas com a chegada de uma frente fria proporciona condições favoráveis para chuvas intensas e tempestades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Confira os detalhes da previsão.
Com a falta de chuvas, o plantio da safra verão 23/24 está atrasado no Brasil Central. Soja pode ser beneficiada nesta semana com uma mudança de padrão atmosférico.
Após dias de tempo mais firme e chuvas ocorrendo com fraca intensidade e na forma de chuvisco no sul e leste da Região Sul. Instabilidades voltam a provocar chuvas mais intensas e tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão.
As chuvas irregulares e o calor intenso estão dominando o centro-sul do país, mas a reta final de outubro pode ser marcada por uma mudança de padrão. Saiba quais áreas serão afetadas e a partir de quando os alertas começam.
No Piauí e na Bahia, a umidade relativa atinge valores mais baixos que os do deserto do Saara e pode agravar quadros de saúde e incêndios florestais. Outros municípios do Nordeste e Centro-Oeste também sofrem com o tempo seco.
O tempo ensolarado e a ausência de chuvas formam uma onda de calor no Centro-Oeste que faz as temperaturas ultrapassarem os 40ºC. Fenômeno deve se prolongar pelo menos até a semana que vem.
Previsões recentes indicam que o El Niño deverá se manter até outono de 2024. Diante dos impactos negativos que já vivemos no Brasil, nos perguntamos: com a continuidade do El Niño, a seca no Norte e chuvas volumosas no Sul continuarão?
Semana será marcada por chuvas irregulares e sobe e desce de temperaturas na região Sudeste. Passagem de frente fria pode gerar temporais, saiba quando e onde.