Eventos extremos de chuva: ZCIT e Atlântico aquecido favorecem chuvas volumosas no Norte e no Nordeste do Brasil

A chuva tem sido intensa sobre a metade norte do país, algo que deve persistir nos próximos dias e gerar transtornos e prejuízos em algumas localidades do Nordeste e do Norte.

alerta de chuvas volumosas
A chuva tem sido intensa sobre a metade norte do país, algo que deve persistir nos próximos dias e gerar transtornos e prejuízos.

Com a atuação de um canal de umidade associado a uma distante frente fria no oceano Atlântico, a chuva tem ocorrido de maneira intensa no litoral da Bahia nessas últimas 24 horas, em que foram registrados mais de 90 milímetros em Ilhéus, segundo o INMET.

Por enquanto, as chuvas têm ocorrido de maneira bem localizada nas áreas costeiras do estado, o que gera grande preocupação quanto ao excesso de umidade em um pequeno intervalo de tempo, há potencial para transtornos e prejuízos relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra.

Mais de 90 milímetros de precipitação foram registrados pelo INMET nas últimas 24 horas em Ilhéus, no litoral sul baiano. A chuvarada pode perder força, mas ainda vai continuar nos próximos dias.

Mesmo que perdendo intensidade com o afastamento do corredor de umidade, as chuvas tendem a continuar nos próximos dias sobre as áreas costeiras baianas, inclusive, há previsão de volumes significativos para o Recôncavo Baiano. Até o finalzinho desta semana, são esperados mais de 100 milímetros em Salvador.

Alerta de chuvas intensas

Ao longo desta semana, esperam-se volumes elevados sobre boa parte da metade norte brasileira, o que abrange as regiões Norte e Nordeste. Além desse canal de umidade atuando no litoral baiano, outro grande destaque é a forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um outro motivo bastante pertinente com relação a esses eventos extremos de precipitação é a alta temperatura registrada no Atlântico.

oceano
Mapa mostra a anomalia de TSM do Oceano Atlântico que está mais aquecido que o normal, gerando maior potencial de eventos extremos no Nordeste e no Norte. Fonte: Climate Reanalyzer

Com o oceano Atlântico mais aquecido, sistemas como frentes frias e áreas de baixa pressão atmosférica ganham mais força e se tornam até mais persistentes, o que gera o maior potencial para eventos extremos de chuva. Na costa da Bahia, por exemplo, a anomalia de temperatura tem ultrapassado a casa de 2°C acima do normal.

alerta de chuvas volumosas
Até o fim da semana chuvas intensas atingem boa parte do litoral do Nordeste, com acumulados que podem passar dos 200 mm, como no sul da Bahia.

Falando de volume acumulado na metade norte do país, para esses próximos dias são esperados volumes elevados principalmente sobre o Amazonas, Roraima, Amapá, partes do Pará, sobre o norte do Maranhão e do Piauí, norte do Ceará e na faixa leste nordestina, em especial sobre a Bahia.

Até a sexta-feira (19) à noite são esperados altos volumes de precipitação acumulada, com acumulados que podem ultrapassar facilmente a casa dos 100 milímetros além de tempo severo com ventos trovoadas e descargas elétricas, não se descartando o risco para transtornos relacionados principalmente a alagamentos e erosão do solo.

chuva
Volume de chuva esperado para os próximos dias pode ultrapassar os 100 milímetros em diferentes áreas do Norte e Nordeste.

Vale ressaltar que o tempo instável deve ser destaque ao longo de toda essa semana em partes do Norte do Nordeste, além dos sistemas meteorológicos bem configurados como a ZCIT, e o Atlântico aquecido, a condição de atmosfera quente e úmida é suficiente para gerar as pancadas rápidas diariamente.

raios
Atmosfera quente e úmida pode gerar eventos de tempo severo com descargas elétricas ao longo desta semana sobre a metade norte do país.

Mesmo que de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e calor, são esperadas as pancadas em forma até de tempo severo, onde a maior preocupação vem junto com o potencial para descargas elétricas que podem gerar danos e nos casos mais graves até a morte.