O tempo no Sudeste: frente fria consegue avançar e afetar parte da Região neste semana. Saiba o que esperar de fato!

Uma frente fria formada bem longe do Sudeste vai conseguir canalizar a umidade e gerar chuvas a partir de meados da semana, veja quais áreas serão impactadas e o que esperar para os próximos dias.

seca
A semana vai começar seca em praticamente todo o Sudeste, quando uma frente fria ainda atuar apenas no Sul do Brasil. A pré-frontal pode aumentar o calor no Sudeste até meados da semana.

A semana já vai começar com impactos de uma frente fria formada a partir de um ciclone sobre a Argentina. Os dois sistemas juntos podem evoluir nos próximos dias e chegar ao Brasil gerando mudanças bruscas no tempo no Sul e depois no Sudeste.

Já vale adiantar que a frente fria será organizada e com um avanço bastante continental, ou seja, pode gerar chuvas mais generalizadas e depois até uma queda acentuada da temperatura quando a área de alta pressão atmosférica avançar na retaguarda.

Semana começa com formação de ciclone e avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Sistema vai chegar ao Sudeste em meados da semana gerando pancadas de chuva e potencial para tempo severo.

Como o sistema vai passar primeiro pelo Sul do país, o Sudeste vai começar a semana com tempo mais seco, ensolarado e ainda com registro de altas temperaturas, especialmente no período da tarde. Existe condição ainda para formação de neblinas pela manhã, mas o fenômeno logo dará espaço ao céu claro e com poucas nuvens.

Frente fria chega em meados da semana

O tempo firme e ensolarado será destaque em praticamente todo o Sudeste até meados da semana, pois estará sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Outro ponto importante é o calor que pode aumentar nos próximos dias devido à pré-frontal.

frente fria
Imagem mostra o centro de baixa pressão atmosférica no oceano Atlântico, na costa da Argentina, mas canalizando a umidade até o Sudeste, já gerando chuva a partir de quarta-feira (17) em São Paulo.

A expectativa é que as mudanças no tempo comecem na quarta-feira (17) com a chegada da distante frente fria, dizemos distante porque o centro de baixa pressão atmosférica estará muito longe da região Sudeste, localizada no oceano Atlântico na altura da costa argentina ainda.

As pancadas de chuva já podem ser registradas no estado de São Paulo no período da tarde, e isso pode aumentar entre a noite e a madrugada de quinta-feira (18) quando temporais são esperados entre a RMSP, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Como a pré-frontal tende aumentar o calor nos próximos dias, a frente fria vai chegar e encontrar uma atmosfera muito quente, o que vai servir como combustível para os temporais. São esperados ventos, raios e até eventual queda de granizo especialmente em São Paulo na quarta-feira (17).

Na quinta-feira (18) são esperadas pancadas de chuva no Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo, associadas também ao canal de umidade gerado pela distante frente fria no oceano.

chuva
Volume de chuva pode chegar a casa dos 70 milímetros em partes do estado de São Paulo com a frente fria prevista para meados da semana. Na maior parte do Sudeste, o volume esperado até o fim da semana é bem menor.

No entanto, essa chuva tende a ocorrer de maneira mais rápida e menos volumosa, o que não impede que temporais isolados atinjam esses estados devido a combinação entre calor e umidade.

Ao longo da sexta-feira (19), pra fechar mais uma semana de abril, a condição é de afastamento da frente fria e das instabilidades associadas a ela, ou seja, a chuva tende a diminuir também em espaço e intensidade.

Na primeira metade do dia ainda pode chover em áreas mais próximas à costa, mas depois, o tempo firme estará de volta quando uma área de alta pressão atmosférica chegar e afastar o canal de umidade totalmente