Nordeste sob alerta: risco de chuvas volumosas para todo o litoral, com volumes que podem passar dos 100 mm

Chuvas volumosas são esperadas nesta semana no Nordeste do país, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas! Confira a previsão do tempo!

Previsão
Previsão indica o aumento da probabilidade de chuva em toda extensão do litoral do Norte nesta semana.

Como foi noticiado semana passada, as condições mais quentes do Atlântico Tropical influenciará chuvas elevadas no litoral do Nordeste. Assim, nesta semana, a probabilidade de altos acumulados de precipitação é muito grande!

O transporte de umidade na porção leste do Nordeste, e consequentemente na sustentação de um cavado próximo a costa da Bahia proporcionará chuvas intensas. Com isso, a região está em alerta para chuvas de até forte intensidade, podendo ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia. Não se descarta a possibilidade de eventos extremos na porção norte do Nordeste.

Terça-feira

O posicionamento mais distante de um sistema fronte do continente brasileiro, no Atlântico Sul, proporcionará o transporte de umidade no setor leste do Nordeste, mantendo o cavado nas proximidades da Bahia. Tais condições favorecem o desenvolvimento de chuvas elevadas, não só no estado da Bahia, mas em todo o litoral leste da região.

Chuva
Mapa de chuva na noite de terça-feira (16).

Entre esta segunda (15) e terça-feira (16), as chuvas ficam concentradas entre o litoral da Bahia e Pernambuco, além do Maranhão. No litoral norte do Nordeste, as chuvas serão impulsionadas pela forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o qual serve como corredor de umidade para esta região.

E no decorrer da madrugada e manhã de terça-feira, a tendência é de aumento desta precipitação, e até às 14h o acumulado pode ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia, entre os municípios de Ilhéus e Maraú.

Precipitação acumulada
Precipitação acumulada em 24 horas pode ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia.

Na porção do interior do Nordeste, as chuvas ocorrem de maneira pontual, principalmente no Ceará e no estado da Bahia, mas sem grandes acumulados de chuva. Teremos um padrão de chuvas mais generalizadas e volumosas ao longo desta semana.

Quarta-feira

Para a quarta-feira (17) são esperadas chuvas intensas ao longo do dia no setor leste da região Nordeste. Valores mais significativos de precipitação tendem também a acontecer no litoral norte da região Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, além do interior do Piauí, Ceará e Maranhão.

Chuva
Mapa de chuva na tarde de quarta-feira (17).

A continuação das chuvas no Nordeste beneficia diretamente o nível dos reservatórios, mantendo-os cheios e garantindo a segurança hídrica da região. Por exemplo, são esperadas chuvas na região do maior reservatório do Rio Grande do Norte, o Armando Ribeiro Gonçalves, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Assu e localizado entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael.

Quinta-feira

Já na madrugada da quinta-feira (18), espera-se a formação de chuvas no litoral norte da região, entre o Piauí e o Ceará, associadas a forte atuação da ZCIT. Ao longo do dia, com o aumento do calor e disponibilidade de vapor d’água, a probabilidade de ocorrência de chuvas significativas aumenta, com mais ênfase no estado do Maranhão, divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba e Pernambuco.

Chuva
Mapa de chuva na tarde de quinta-feira (18).

Sexta-feira

Na sexta-feira (19), a previsão indica ocorrência de chuvas no estado de Sergipe, sul de Alagoas, litoral e interior do Maranhão, bem como no estado do Ceará. Mas é válido ressaltar que estas previsões podem mudar em futuras atualizações do modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF. Por isso, sempre fique de olho no portal do Tempo.com e saiba a previsão detalhada para a sua cidade.