O tempo no Sul do Brasil: região fica em alerta para tempo severo e alto volume de precipitação no final de semana

Instabilidades formadas no interior do continente mantém nuvens carregadas e podem espalhar chuvas intensas sobre o Sul do país nos próximos dias. A expectativa é de tempo severo!

alerta de tempo severo
Mapa de densidade de raios para o início da manhã de domingo (14). Informação ajuda a realçar as regiões com maior risco de tempestades.

Com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, instabilidades têm se formado e espalhado nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, ainda que de maneira irregular e mal distribuída.

Dito isso, é importante ressaltar que o Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina tendem a ser mais atingidos pelo alto volume de precipitação e pelo tempo severo no final de semana, diferente do Paraná, onde são esperadas chuvas mais rápidas e com menor potencial para estragos.

Apesar da previsão de formação de um ciclone no comecinho da semana que vem, a preocupação chega antes. Já a partir desta sexta-feira (12) pela manhã, são esperados volumes elevados no oeste gaúcho, algo que pode evoluir e se espalhar mais ao longo do dia.

Fim de semana com alertas de tempo severo

As instabilidades devem evoluir partindo do interior do continente, entre o Paraguai e o norte da Argentina, o que deve resultar em tempo severo primeiro nas áreas do Rio Grande do Sul mais próximas aos dois países, ou seja, a fronteira oeste gaúcha já pode registrar tempo severo logo na madrugada de sexta para sábado (13).

alerta de tempo severo
Acumulado de precipitação até o domingo (14). Potencial de chuvas intensas e volumosas no fim de semana na Região Sul.

Há potencial para ventos de moderada intensidade, além de trovoadas, descargas elétricas, eventual queda de granizo, isso sem falar dos altos volumes de chuva que podem atingir diversas cidades, não se descartando o potencial para transtornos relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra.

Segundo a projeção do modelo europeu ECMWF, as chuvas mais abrangentes e mais intensas devem persistir sobre a metade sul gaúcha ao longo do sábado, mas já nas primeiras horas do domingo (14), as instabilidades tendem a avançar um pouco mais pelo território gaúcho, deixando a região metropolitana de Porto Alegre e a serra gaúcha também em alerta.

O fim de semana pode ser marcado por tempo severo com alto risco para transtornos e estragos no Rio Grande do Sul. A chuva tende a evoluir e atingir também o sul catarinense.

Falando de volume acumulado, são esperados até o domingo à noite, cerca de 160 milímetros em boa parte do estado gaúcho. Na capital, o volume pode ultrapassar a casa dos 70 milímetros. No leste catarinense, o volume também pode ser expressivo, inclusive em Florianópolis com acumulados de pelo menos 80 milímetros.

Pré-frontal e as temperaturas

Como a condição é de maior presença de nebulosidade e chuva nos próximos dias, em especial durante o fim de semana, a expectativa naturalmente é de temperaturas amenas no Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina que receberão mais chuva.

pré-frontal Região Sul
Previsão de temperatura máxima para a sexta-feira (12).

As máximas previstas estão em torno de 23°C em Porto Alegre, isso na sexta, no sábado e no domingo, mas o curioso é que esse friozinho não vai durar mais do que isso, justamente pela condição de pré-frontal com o novo ciclone que vai se formar no começo da semana.

Mesmo ainda com previsão de chuva na segunda-feira (15), a temperatura tende a subir novamente com máxima prevista de 27°C na capital gaúcha, isso por conta de reversão na direção dos ventos, que antes sopravam de sul associados a uma área de alta pressão atmosférica, e passarão a soprar de norte configurando uma pré-frontal.

Depois do ciclone virá a calmaria! Uma nova queda de temperatura está prevista a partir de meados da semana junto com o retorno do tempo seco.

O ciclone tende a avançar rapidamente pelo Sul do Brasil com seu ramo da frente fria associada, e a tendência é que na quarta-feira (17) chegue uma nova massa de ar seco e de ar frio, que vai garantir o tempo estável e ensolarado, mas também a nova queda da temperatura.