Frente fria chega ao Sudeste na próxima semana! Seria o fim do calorão fora de época?

Com o avanço da frente fria associada ao novo ciclone, a tendência é de mudanças no tempo em partes do Sudeste no final da próxima semana, algo que também vai gerar queda na temperatura.

chuvas
Frente fria chega ao estado de São Paulo na noite da quarta-feira (17) gerando mudanças no tempo e posterior queda na temperatura.

Em pleno outono muita gente ainda se pergunta sobre o frio da estação que ainda não chegou, e se fato ele deve chegar. Com o El Niño em seu estágio final, criou-se uma expectativa enorme sobre um outono com temperaturas mais amenas, porém, o calorão do verão ainda se faz presente na maior parte do Brasil.

No Sudeste as temperaturas têm permanecido elevadas, principalmente nesses últimos dias com a redução expressiva das chuvas. Apenas pancadas isoladas vêm sendo registradas, e com o maior predomínio do sol, a temperatura permanece elevada, até mesmo fora do normal.

Segundo a NOAA, a anomalia de TSM no Pacífico Leste já está negativa, mas condições do El Niño ainda são observadas. Mesmo com a aproximação da neutralidade climática, o calor continua acima do normal no Brasil.

Bom, como o La Niña ainda não deve chegar por enquanto, será bem comum essa condição de altas temperaturas ao longo do mês de abril. A boa notícia é que isso pode mudar na próxima semana com a chegada de uma frente fria que vai derrubar as temperaturas em partes do Sudeste, mas será que o friozinho vai permanecer?

Frente fria chega ao Sudeste

No começo da próxima semana um ciclone vai se formar no Sul do país, algo que dará origem a uma nova frente fria bastante organizada e com capacidade de avançar de maneira continental gerando mudanças bruscas no tempo não só no Sul, como também no Sudeste.

chuva
Mapa mostra evolução da frente fria pelo centro-sul do país na próxima semana. Sistema chega a São Paulo na noite da quarta-feira (17).

A frente fria tende chegar ao Sudeste mais para o finalzinho da semana, entre a noite e a madrugada de quarta-feira (17), quando as primeiras pancadas de chuva devem atingir o estado de São Paulo, inclusive com potencial para altos acumulados no sul e leste paulista. O volume de chuva pode chegar à casa dos 80 milímetros em áreas mais costeiras.

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo podem ser atingidos entre a quinta (18) e a sexta-feira (19) pela frente fria que pode gerar temporais com ventos, raios e granizo.

Como a pré-frontal deve aumentar ainda mais o calor no Sudeste nesses próximos dias, a expectativa é que as mudanças no tempo sejam acompanhadas por tempo severo, com risco de temporais de vento, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo, algo que pode acontecer desde o sul paulista até o sul capixaba.

Trégua do calor

Com as altas temperaturas neste final de semana e também até meados da semana que vem, vem a preocupação quanto aos baixos índices de umidade relativa do ar e também com a alta concentração de poluentes, especialmente nos grandes centros urbanos.

temperatura
Tendência de queda na temperatura no outro final de semana após avanço da frente fria associada ao ciclone.

Somente no finalzinho da semana que vem é que o calorão dará uma trégua em partes do Sudeste, isso por conta da passagem da frente fria e a consequente reversão dos ventos com a formação de uma área de alta pressão atmosférica na retaguarda do sistema frontal.

A temperatura vai cair de maneira acentuada com as mudanças bruscas no tempo causadas pela frente fria. Na capital São Paulo, a máxima sairá de 29°C na quarta-feira (17) para apenas 21°C na quinta (18).

Apesar da chegada do friozinho especialmente no leste do estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, as temperaturas tendem a subir novamente já no final de semana, ou seja, o frio não vai ser duradouro e será logo substituído pelo calor novamente.

Vale ressaltar que as temperaturas permanecerão elevadas no período entre 21e 27 de abril, e depois disso, existe uma nova possibilidade de queda acentuada quando uma nova frente fria chegar para fechar o mês de abril.