Março 2019: O que aconteceu no Brasil e no mundo?

Em março as chuvas ocorreram de forma irregular pelo Brasil. Em algumas regiões, essas chuvas foram bem significativas e estiveram associadas a vários transtornos. Ao redor do mundo, o mês também foi marcado pela ocorrência de eventos meteorológicos extremos.

Em março, as chuvas ocorreram de forma irregular pelo Brasil.

O mês de março é um mês de transição, marcando o fim do verão e início do outono! Nesse ano, começamos o mês com uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao longo do mês tivemos a passagem de sistemas frontais e a formação de ciclones próximo a costa. Porém, as chuvas ocorreram de forma irregular, muitas regiões tiveram acumulados de chuva abaixo da média e algumas acima da média. De qualquer forma, em muitos locais, as chuvas que ocorreram foram bem significativas para o período.

Como foi o caso da chuva na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), durante a passagem de uma frente fria no final do Carnaval. Entre os dias 10 e 11/03 foram registrados acumulados de até 200 mm em diversas cidades, incluindo a capital paulista. Em Santo André num período de 24 horas choveu o equivalente a 80% da média para todo o mês de março. Em toda RMSP, 13 pessoas morreram em decorrência das chuvas. No litoral, a cidade de Caraguatatuba também foi fortemente afetada, várias famílias ficaram desabrigadas devido a alagamentos e inundações.

As chuvas beneficiaram os reservatórios de São Paulo. As represas do Sistema Alto Tietê, encerraram o mês com um volume armazenado de 91,4%, com algumas represas registrando um volume superior a 100%, como as represas de Jundiaí e Taiaçupeba. O Sistema Cantareira encerrou o mês com um volume de 55%, volume bom, porém, não confortável.

Anomalia de precipitação e temperatura máxima em março de 2019. Fonte: CPTEC/INPE.

No Nordeste a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) foi responsável por grandes volumes de chuva. Na capital do estado do Maranhão, São Luís, pelo terceiro mês consecutivo choveu mais do que a média climatológica. Com um acumulado de 780 mm, 68% acima da média do mês, São Luís teve o março mais chuvoso desde 1970. No Ceará, ao longo do mês, diversas cidades registraram acumulados diários de chuva superiores a 100 mm. E no litoral do Piauí, cerca de 600 casas foram alagadas, afetando mais de 1140 pessoas e deixando 120 famílias desabrigadas.

Na Bahia, a formação da tempestade tropical Iba e o transporte de umidade acima do normal fizeram com que várias áreas do estado registrassem mais chuva que o normal. Em Salvador, esse foi o março mais chuvosos em 14 anos! O INMET registrou um acumulado de 250 mm nesse mês, cerca de 60 % acima da média normal. Grande parte desse acumulado, 220 mm, ocorreu entre os dias 22 e 27 de março.

O que ocorreu no mundo?

Ao redor do mundo, diversos eventos meteorológicos extremos ocorreram ao longo do mês:

  • 12/03 – Formação do “ciclone bomba” sobre os Estados Unidos
  • 15/03 – Ciclone Tropical Idai atingiu Moçambique, Zimbábue e Malawi, ocasionando em mais de 750 mortes
  • 16 a 20/03 – Chuvas torrenciais provocaram inundações na Indonésia. 100 pessoas morreram, dezenas continuam desaparecidas e cerca de 10 mil tiveram que ser abrigadas.
  • 17/03 – Chuva forte em Benguela faz 16 mortes
  • 18/03 – Centro-oeste dos EUA enfrenta inundações históricas devido a passagem do “ciclone bomba”
  • 23 e 24/03 - Austrália foi atingida por dois ciclones tropicais, ao mesmo tempo
  • 28 a 30/03 – Enchentes mataram 32 pessoas no Afeganistão e 45 no Irã.
  • 31/03 – Forte tempestade matou 25 pessoas e feriu mais 400 no sul do Nepal.