Austrália é atingida por dois ciclones tropicais destrutivos

Enquanto assistimos o caos provocado pelo ciclone tropical Idai, em Moçambique, a formação da tempestade tropical Iba, na costa do Brasil, dois ciclones tropicais atingiram o norte da Austrália nesse final de semana!

Imagem de satélite do dia 22/03 mostra a aproximação dos ciclones tropicais Veronica (a esquerda) e Trevor (a direita), no norte da Austrália. Fonte: Twitter/Met Office Storms.

Esse mês de março tem apresentado uma atividade de ciclones tropicas bem intensa no Hemisfério Sul! O Ciclone Tropical Idai foi o mais severo até então, atingindo Moçambique no dia 15 de março, matando mais de 700 pessoas. Na costa do Brasil formou-se a Tempestade Tropical Iba, que atua próxima a costa da Bahia e Espírito Santo. No Oceano Índico, a leste de Madagascar atua o Ciclone Tropical Joaninha. E dois intensos ciclones tropicais atingiram a Austrália nesse final de semana!

Entre os dias 15 e 17 de março formou-se uma depressão tropical, próximo à costa da Papua Nova Guiné, que nos dias seguintes viajou para sudoeste, em direção a Austrália, e evoluiu para o Ciclone Tropical Trevor. No dia 20 de março o ciclone Trevor, como categoria 3, atingiu pela primeira vez o continente australiano na península do Cabo York, estado de Queensland, nordeste do país. A tempestade enfraqueceu ao atravessar a península, mas, ao encontrar as águas quentes (temperaturas de 31°C) do Golfo de Carpentária, o ciclone rapidamente evoluiu para categoria 4, enquanto se deslocava em direção ao Território do Norte.

No sábado (23/03) Trevor atingiu pela segunda vez o continente australiano como um ciclone tropical de categoria 4! O governo do Território do Norte declarou estado de emergência e realizou a maior evacuação do estado desde 1974. O ciclone atingiu as comunidades remotas de Numbulwar e Borroloola com ventos da ordem de 250 km/h e chuvas torrenciais. Ao avançar pelo continente Trevor perdeu intensidade rapidamente, mesmo assim, até essa segunda-feira a convecção restante continuou provocando chuvas de mais de 100 mm em alguns distritos do Território do Norte.

Ao mesmo tempo que Trevor atingia o Território do Norte como categoria 4, o Ciclone Tropical Veronica, também de categoria 4, se aproximava da costa da Austrália Ocidental no dia 23 de março! Nesse dia, apesar de ainda estar afastado da costa, Veronica provocou ventos destrutivos na costa e grandes acumulados de chuva. No domingo (24/03), Veronica atingiu a região de Pilbara, no oeste da Austrália, como categoria 3, com ventos de mais de 100 km/h. Esse ciclone não avançou pelo continente, como Trevor, ele se deslocou lentamente pela costa noroeste da Austrália, provocando ventos fortes, ondas gigantes e acumulados de chuva da ordem de 200 a 500 mm!

Desde o início de sábado até segunda-feira, 213 mm de chuva caíram em Port Hedland, isso é 4 vezes a precipitação esperada para o mês de março e equivale a 70% do acumulado anual. No interior, a 50 km a sudeste de Port Hedland, acumulados de 240 mm foram registrados. Em muitas regiões esses acumulados expressivos de chuva foram comemorados pelos moradores, já que essa é uma área muito seca e não recebia nenhum acumulado significativo de chuva desde meados do ano passado.

Dois ciclones para entrar na história

Apesar de ser comum a ocorrência de ciclones tropicais, já que a temporada de ciclones na região se estende de novembro a abril, com um pico de atividade em fevereiro e março, a ocorrência simultânea de dois ciclones tropicais de intensidade severa não é tão comum! Essa foi a segunda vez na história que dois ciclones tropicais intensos atingiram a Austrália ao mesmo tempo. A última vez que isso ocorreu foi em fevereiro de 2015, quando os ciclones tropicais Lam (categoria 4) e Marcia (categoria 5) atingiram o norte da Austrália ao mesmo tempo.