Forte chuva provoca caos e mortes na Grande São Paulo
Durante a última noite a região metropolitana de São Paulo foi atingida por uma forte chuva, espalhando o caos por varias localidades. Ruas e metros inundados, carros boiando, pessoas desaparecidos e mortes forma o resultado.

A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo durante a última noite, mergulhou literalmente a Grande São Paulo no caos. Já de conhecimento de todos, que durante esta época do ano é comum que haja inundações em decorrência de chuvas volumosas. No entanto, desta vez a intensidade e os volumes foram extremamente elevados, e ocorreram ainda no Carnaval, quando muitas pessoas estavam voltando para as suas casas.
⚡ A forte chuva que atingiu São Paulo entre a noite de domingo e a madrugada de segunda provoca caos na Região Metropolitana. Duas pessoas morreram em Ribeirão Pires.https://t.co/h6xjBX4SNl
— Twitter Moments Brasil (@MomentsBrasil) 11 de março de 2019
Os volumes de chuva foram bastante elevados. No período de 12 horas os acumulados ultrapassaram os 100mm. Em primeiro lugar está a cidade de Ribeirão Pires com 121mm, seguido da cidade de Santo André com 112mm. Nas demais áreas do ABC e na Zona Sul e Leste de São Paulo, a chuva acumulou valores próximos dos 100mm. Para Março são esperados acumulados entre 200 e 250mm, ou seja, choveu praticamente a metade do mês em 12 horas.
Assim, o resultado foi o caos na Zona Sul e Zona Leste da cidade de São Paulo, no Grande ABC e demais localidades da região metropolitana de São Paulo, como a cidade de Ribeirão Pires. Ruas e avenidas se transformaram em rios, com vários carros sendo arrastados. Em São Bernardo, a água invadiu uma loja e os móveis foram levados pela enchente. Já em Ribeirão Pires, a forte chuva provocou o desabamento de uma casa e 2 pessoas morreram soterradas. Há mais 2 feridos e 2 desaparecidos.
Forte #chuva na noite de ontem provou o caos na Grande São Paulo. Em #SãoBernardo, móveis foram arrastado pela enchente. Vídeo via TV São Bernardo. pic.twitter.com/RPFv50N2TK
— Tiago Capello Robles (@tiagocrobles) 11 de março de 2019
Segundo os bombeiros a regiões mais afetadas foram os bairros de Vila Prudente e do Ipiranga e as cidade do ABC, com 312 pontos de enchente, 121 quedas de árvore, 23 desabamentos e 3 deslizamentos considerados graves. Na cidade de Mauá, 3 casas desabaram e, felizmente, não houveram vítimas desta vez. Em Fevereiro o deslizamento de terra matou 4 crianças.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (11) ainda há previsão de chuva a partir do meio da tarde em toda a região metropolitana de São Paulo, ocorrendo com fraca à moderada intensidade. Mesmo assim é preciso ter atenção, uma vez que ainda os córregos se encontram cheios e as áreas de encostas ainda estão suscetíveis a deslizamentos. Na terça-feira (12) as chuvas aumentam de intensidade no leste paulistas, portanto atenção há risco para chuvas de moderada a forte intensidade na parte da tarde e noite. A partir de quarta-feira, a intensidade e abrangência das chuvas diminuem, mas ainda podem ocorrer pancadas entre o fim da tarde e a noite.