Forte chuva provoca caos e mortes na Grande São Paulo

Durante a última noite a região metropolitana de São Paulo foi atingida por uma forte chuva, espalhando o caos por varias localidades. Ruas e metros inundados, carros boiando, pessoas desaparecidos e mortes forma o resultado.

Ônibus e carros ilhados na cidade de São Paulo. Fonte: Portal G1 Reprodução/TV Globo.

A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo durante a última noite, mergulhou literalmente a Grande São Paulo no caos. Já de conhecimento de todos, que durante esta época do ano é comum que haja inundações em decorrência de chuvas volumosas. No entanto, desta vez a intensidade e os volumes foram extremamente elevados, e ocorreram ainda no Carnaval, quando muitas pessoas estavam voltando para as suas casas.

Os volumes de chuva foram bastante elevados. No período de 12 horas os acumulados ultrapassaram os 100mm. Em primeiro lugar está a cidade de Ribeirão Pires com 121mm, seguido da cidade de Santo André com 112mm. Nas demais áreas do ABC e na Zona Sul e Leste de São Paulo, a chuva acumulou valores próximos dos 100mm. Para Março são esperados acumulados entre 200 e 250mm, ou seja, choveu praticamente a metade do mês em 12 horas.

Assim, o resultado foi o caos na Zona Sul e Zona Leste da cidade de São Paulo, no Grande ABC e demais localidades da região metropolitana de São Paulo, como a cidade de Ribeirão Pires. Ruas e avenidas se transformaram em rios, com vários carros sendo arrastados. Em São Bernardo, a água invadiu uma loja e os móveis foram levados pela enchente. Já em Ribeirão Pires, a forte chuva provocou o desabamento de uma casa e 2 pessoas morreram soterradas. Há mais 2 feridos e 2 desaparecidos.

Segundo os bombeiros a regiões mais afetadas foram os bairros de Vila Prudente e do Ipiranga e as cidade do ABC, com 312 pontos de enchente, 121 quedas de árvore, 23 desabamentos e 3 deslizamentos considerados graves. Na cidade de Mauá, 3 casas desabaram e, felizmente, não houveram vítimas desta vez. Em Fevereiro o deslizamento de terra matou 4 crianças.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (11) ainda há previsão de chuva a partir do meio da tarde em toda a região metropolitana de São Paulo, ocorrendo com fraca à moderada intensidade. Mesmo assim é preciso ter atenção, uma vez que ainda os córregos se encontram cheios e as áreas de encostas ainda estão suscetíveis a deslizamentos. Na terça-feira (12) as chuvas aumentam de intensidade no leste paulistas, portanto atenção há risco para chuvas de moderada a forte intensidade na parte da tarde e noite. A partir de quarta-feira, a intensidade e abrangência das chuvas diminuem, mas ainda podem ocorrer pancadas entre o fim da tarde e a noite.