Inundações e deslizamentos matam pelo menos 50 pessoas na Indonésia

As chuvas torrenciais que ocorreram no sábado (16) deixaram centenas de casas debaixo d’água e de lama em Papua na Indonésia. Pelo menos 50 pessoas morreram, entre os mortos estão três crianças que se afogaram.

Tiago Robles Tiago Robles 17 Mar. 2019 - 11:47 UTC
Chuvas provocam o caos e mortes na Indonésia. Na imagem carro submerso em inundação em Papua. Foto: Gusti Tanati/Antara via Reuters

No último sábado (16) chuvas torrenciais provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra, que devastaram aldeias nas montanhas da província de Papua, na Indonésia, matando pelo menos 50 pessoas e ferindo outras 59. Entre os mortos, 3 crianças morreram afogadas depois que as enchentes começaram no final do dia.

No distrito de Jayapura, na mesma província, centenas de casas ficaram debaixo d’água e de lama, segundo o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. Acrescentou também, que o número de mortos e feridos pode aumentar, uma vez que as inundações destruíram estradas e pontes, o que vem dificultando os esforços de resgate. O subdistrito de Sentani foi o mais atingido no desastre, onde um deslizamento de terra foi seguido minutos depois por uma enxurrada, arrastando moradores, troncos pesados e destroços.

"Estamos sobrecarregados com muitos feridos.", disse Haerul Lee, chefe do departamento de saúde de Jayapura, acrescentando que algumas instalações médicas foram atingidas por falta de energia. "Não podemos lidar com isso sozinhos." Já o porta-voz militar da Papua, coronel Muhammad Aidi, disse que as equipes de resgate conseguiram salvar dois bebês feridos que ficaram presos por mais de seis horas. Os pais de um dos bebês morreram.

A administração provincial de Papua declarou estado de emergência por duas semanas para obter assistência do governo central e as equipes de resgate já evacuaram mais de 4.000 pessoas e estão em abrigos temporários.

"A chuva começou na noite passada e durou até cerca de 1:00 de hoje.", disse Lilis Puji Hastuti, uma mãe de dois filhos pequenos em Sentani. "Nossa casa foi inundada com lama grossa ... imediatamente pegamos nossos objetos de valor e corremos para a casa de um vizinho em busca de refúgio. É difícil sair da área porque muitas estradas estão bloqueadas ... Estou preocupada, triste e com medo, tudo de uma vez ", acrescentou.

A estação chuvosa na Indonésia

Papua faz fronteira com Papua Nova Guiné, uma ilha ao norte da Austrália. Inundações são comuns na Indonésia, especialmente durante a estação chuvosa, que vai de Outubro a Abril, totalizando mais de 1.900 mm, sendo os meses mais chuvosos Dezembro, com média de 306 mm, seguidos de Março e Abril, com 294 e 296 mm, respectivamente. A diferença de volume entre os meses é pequena, representando uma estação chuvosa bastante homogênea.

Publicidade