O cometa 24P/Schaumasse, membro da família de Júpiter, tem um período orbital de cerca de oito anos e, em poucos dias, estará visível com binóculos potentes nos céus de ambos os hemisférios.
O cometa 24P/Schaumasse, membro da família de Júpiter, tem um período orbital de cerca de oito anos e, em poucos dias, estará visível com binóculos potentes nos céus de ambos os hemisférios.
Uma tromba d'água em Paraty e ondas de até três metros em Santa Catarina evidenciaram a instabilidade climática que atingiu o Centro-Sul do Brasil nos últimos dias.
Novas leis em Satipo e Nauta reconhecem abelhas sem ferrão como sujeitos de direitos, permitindo ações judiciais, fortalecendo a conservação amazônica e inaugurando um marco inédito na proteção de insetos.
Quando o impossível parece real: um fenômeno que desafia a lógica e deixa cientistas perplexos. Ele tem um nome, e hoje vamos lhe contar qual é.
Nos últimos anos, o clima global tornou-se cada vez mais extremo, com uma crescente intensificação de secas e inundações, o que os cientistas chamam de extremos hidroclimáticos, com repercussões e impactos significativos.
Após um fim de ano de muito calor, 2026 inicia com um quadro atípico: a frente fria que irá cruzar a Região Sul neste fim de semana traz risco de geada em algumas áreas. Além disso, há alerta para fortes rajadas de vento, com riscos à população.Mais informações: Sul do Brasil vai enfrentar intenso contraste: de máximas de 40°C ao risco de geadas em pleno verão neste fim de semana
Uma mudança brusca no padrão climático trouxe tempestades intensas para Minas Gerais, enquanto dezoito estados brasileiros entram em alerta para eventos meteorológicos extremos nos próximos dias de janeiro.
Todos os anos, os continentes perdem água doce suficiente para abastecer centenas de milhões de pessoas. A ciência alerta que esse processo silencioso já está em curso e que suas consequências podem redefinir a segurança hídrica global.
Entre ciência, aventura e muito dinheiro, a busca por meteoritos cresce no mundo, impulsionada por colecionadores, leilões milionários e debates sobre patrimônio científico e legalidade.
Reportagem reúne dados científicos e alerta para impactos do desmatamento, mineração e poluição sobre quatro animais exclusivos da Amazônia, cuja sobrevivência depende de ações urgentes de conservação e políticas públicas.
Com acumulados que podem chegar a 200 mm, o início de 2026 exige atenção redobrada da população das regiões Sudeste e Centro-Oeste devido à formação de sistemas frontais.
Ondas de calor persistentes, secas prolongadas e incêndios florestais marcaram o ano de 2025, levando a natureza a um limite crítico. A sucessão de eventos climáticos extremos deixou os ecossistemas fragilizados e expôs como as mudanças climáticas intensificam e encadeiam fenômenos climáticos cada vez mais severos.