Atualidade

O clima pode influenciar a disseminação do novo coronavírus?

Confirmando as suposições, um artigo publicado nessa semana mostra evidências que o novo coronavírus se dissemina mais lentamente em altas temperatura e umidade. No entanto, existem outros fatores que influenciam a transmissão do vírus e devemos ficar alertas às recomendações dos órgão de saúde.

Último trimestre foi o 2° mais quente da história

O trimestre de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020 foi o 2° mais quente da história dos registros! Para algumas partes do Hemisfério Norte, esse foi o inverno mais quente da história e o segundo verão mais quente da América do Sul!

Atmosfera já está em transição para o outono

Estamos nos últimos dias do verão de acordo com o calendário astronômico. Mas segundo o calendário meteorológico, a atmosfera já está em transição para o outono. A nova estação se inicia na próxima sexta-feria (20), quando ocorrerá o equinócio de outono.

Chuvas torrenciais e persistentes deixam em alerta a Região Nordeste

As previsões do trimestre indicam um volume de chuvas acima da média para o nordeste do Brasil. Neste início de Março, algumas cidades do Ceara e Maranhão já registram precipitações acima de 100mm em 24h. As chuvas fizeram o Instituto Nacional de Meteorologia emitir alerta de perigo potencial.

Março: alta temporada de ciclones subtropicais no Atlântico Sul

Março é um mês propício para o desenvolvimento de ciclones subtropicais. Como eles podem provocar tempo severo nas regiões costeiras do Brasil, os meteorologistas monitoram certos padrões atmosféricos que possam resultar nestes sistemas ao longo da temporada.

Chuva intensa resulta em mortes e desaparecimentos na Baixada Santista

A forte chuva que atingiu a Baixada Santista entre segunda e terça-feira dessa semana causou falta de energia, deslizamentos de terra e inundações severas. Até o momento, são 25 mortes confirmadas e ao menos 29 pessoas desaparecidas. Entenda os fatores atmosféricos por trás desse desastre natural.

Onda de calor na Antártica causa rápido derretimento de neve

Após uma intensa onda de calor que fez com que as temperaturas chegassem a valores recordes, a Ilha Eagle, na Península Antártica, perdeu cerca de 20% de neve e gelo em apenas 9 dias! Satélites da NASA capturaram as drásticas mudanças.

341 342 343 344 345