Bill Gates: Resolver a pandemia é fácil em comparação com o clima

Resolver as mudanças climáticas seria a coisa mais incrível que a humanidade já fez, de acordo com o bilionário fundador da Microsoft, Bill Gates. Em comparação, acabar com a pandemia é "muito, muito fácil", afirma ele.

Resolver as mudanças climáticas será mais desafiador que resolver a pandemia de Covid-19.
Cinquenta e um bilhões e zero, são os dois números que Bill Gates diz que precisamos saber sobre o clima.

O novo livro de Gates, How to Avoid a Climate Disaster, é um guia para lidar com o aquecimento global. Cinquenta e um bilhões é quantas toneladas de gases de efeito estufa o mundo normalmente adiciona à atmosfera a cada ano. O zero é onde precisamos chegar.

Isso significa cortar as emissões, a um nível em que quaisquer liberações de gases de efeito estufa remanescentes sejam equilibradas pela absorção de uma quantidade equivalente da atmosfera. Uma maneira de fazer isso é plantando árvores, que absorvem CO2 por meio de suas folhas. O foco do Sr. Gates é como a tecnologia pode nos ajudar nessa jornada.

Na questão climática, Gates afirma que será impossível evitar um desastre, principalmente para quem vive perto do equador, sem que governos de todo o mundo apoiem o esforço.

Fontes renováveis, como a eólica e a solar, podem nos ajudar a descarbonizar a eletricidade, mas, como aponta Gates, isso representa menos de 30% do total de emissões. Também teremos que descarbonizar os outros 70% da economia mundial, como aço, cimento, sistemas de transporte, produção de fertilizantes e muito mais.

A resposta será um esforço de inovação em uma escala que o mundo nunca viu antes. Isso tem que começar com os governos, segundo Bill Gates. No momento, o sistema econômico não avalia o custo real do uso de combustíveis fósseis.

A maioria dos usuários não paga nada pelos danos ao meio ambiente causados pela poluição da gasolina em seus carros, ou do carvão ou do gás que gerou a eletricidade em suas casas. É por isso que os governos precisam intervir. “Precisamos ter sinais de preço para dizer ao setor privado que queremos produtos verdes”, diz Gates.

Isso vai exigir um grande investimento dos governos em pesquisa e desenvolvimento, bem como apoio para permitir que o mercado para novos produtos e tecnologias cresça, ajudando assim a baixar os preços. Mesmo assim, Gates era famoso por argumentar que a regulamentação sufocava a inovação.

Fontes renováveis, como a eólica e a solar, podem nos ajudar a descarbonizar a eletricidade, mas, como aponta Gates, isso representa menos de 30% do total de emissões. Também teremos que descarbonizar os outros 70% da economia mundial.

Neste caso, ele argumenta que sempre apoiou o papel fundamental do governo em termos de estradas, justiça, educação e pesquisa científica. E, na questão climática, ele afirma que será impossível evitar um desastre, principalmente para quem vive perto do equador, sem que governos de todo o mundo apoiem o esforço.

O Sr. Gates se tornou uma espécie de bicho - papão para os teóricos da conspiração do coronavírus. Ele foi acusado de tudo, desde inventar o vírus em um laboratório secreto como parte de um projeto das elites globais para despovoar o mundo, até usar vacinas para implantar microchips em pessoas para rastreá-los e controlá-los.

Ele ri quando é questionado sobre isso. O foco principal de seus enormes esforços de caridade até agora, tem sido lidar com as questões de saúde nos países em desenvolvimento. Disse que está acostumado com as pessoas que ficam entediadas quando ele fala sobre tuberculose e malária em coquetéis.

Bill Gates temia que falar abertamente sobre o clima pudesse atrair polêmica semelhante. Ele diz que deseja que suas ideias sejam inseridas nos pacotes de estímulo verde que estão sendo propostos em todo o mundo e que sejam discutidas na preparação para a crucial conferência sobre o clima que o Reino Unido vai realizar em Glasgow em novembro deste ano.