Incríveis 'tornados' de mosquitos em Pinamar, no leste da Argentina

O estranho acontecimento foi captado por motoristas que circulavam no trecho que liga o balneário ao General Madariaga, no leste da Argentina. É um evento desencadeado pelas chuvas, em uma espécie que não transmite a Dengue.

A costa atlântica de Buenos Aires está sendo afetada por uma invasão maciça de mosquitos, fenômeno que, segundo os especialistas, se registra quando se acumulam vários dias de chuva e altas temperaturas, como aconteceu neste mês de fevereiro que está culminando.

Na rota 74, que liga o General Madariaga a Pinamar, foram observadas grandes colunas de mosquitos em forma de 'tornados'. Vários motoristas filmaram a situação e imediatamente começaram a compartilhá-la nas redes sociais. “Está ficando cada vez maior, nunca vi algo assim na minha vida”, foi ouvido em um dos vídeos de uma das pessoas que gravou o fenômeno com seu telefone.

Nas palavras do pesquisador do Centro de Estudos Parasitológicos e Vetoriais do Conicet La Plata, Juan José García, transmitidas à mídia Todo Provincial, trata-se de um evento desencadeado pelas chuvas.

Não representa um risco para a saúde

“As chuvas causam inundações em diferentes áreas abertas e baixas, onde as fêmeas colocam seus ovos. Neste caso, são de uma variedade muito rural, mas quando nascem em grande número também invadem as cidades”. Ele também esclareceu que não representa risco à saúde, embora seja um problema para os laticínios e pecuária.

Sobre o “tornado”, García explicou que, ao contrário dos mosquitos da dengue que copulam aos pares, esta espécie se reproduz em enxames que se formam a vários metros do solo.

Sobre estas invasões e como lidar com elas, García garantiu que o mais conveniente é "aguentar 15 dias", pois depois disso os mosquitos "morrem".