Milhões de americanos estão sem água potável devido à onda de frio!

Mais de 13 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável, devido ao frio extremo que atingiu os EUA esta semana.

O clima frio nos estados do sul dos EUA não tem precedentes.

Após o frio extremo no início desta semana em grande parte dos EUA, as temperaturas devem subir nos estados do Sul nos próximos dias, mas milhões de pessoas ainda permanecem sem acesso a água potável.

Sem água potável para 13 milhões de pessoas

Milhões em todo o sul dos EUA ficaram com água contaminada em suas residências, enquanto que em várias das principais cidades norte americanas, incluindo Jackson, Mississippi e Memphis, no Tennessee, a água foi completamente cortada.

Em algumas áreas, a população foi orientada a ferver a água utilizada para consumo, a fim de diminuir o risco de contaminação.

Rede de energia permanece instável

A energia está agora retornando ao Texas. No início desta semana, a rede de energia do Estado ficou sobrecarregada, devido ao grande aumento de consumo, o que deixou até 3,3 milhões de pessoas sem energia.

O frio intenso também teve um grande efeito em vários fornecedores de geração de energia, deixando a rede de energia gravemente desregulada. Equipamentos vitais em poços de gás congelaram e as usinas nucleares ficaram inoperantes, enquanto que turbinas eólicas pararam de girar devido ao congelamento de seus rotores.

O congelamento de turbinas eólicas foi "mal-visto" por representantes republicanos e comentaristas da mídia, que culparam as políticas de energia verde pelas principais interrupções no fornecimento de energia. No Texas, a falta de energia proveniente de turbinas eólicas que congelaram é muito menor do que a falta de energia produzida por gás natural e outras fontes não-renováveis.

Um grande desastre declarado

Em todo EUA, 58 mortes foram atribuídas a esse episódio de frio. As fatalidades que ocorreram incluem mortes por acidentes de trânsito, bem como pessoas que sofreram intoxicação por monóxido de carbono por causa de carros em funcionamento e geradores internos.

There have been human deaths caused due to the cold, and wildlife has been impacted too.

A vida selvagem também foi afetada pelas condições de frio. No início da semana, 4,700 tartarugas foram resgatadas após ficarem atordoadas pelo frio devido à temperatura incomum da água fria.

O presidente Joe Biden disse que ordenou assistência federal para complementar os esforços de recuperação estaduais e locais nas áreas afetadas pelo inverno rigoroso. Isto incluirá subsídios para habitação temporária e reparos domésticos e, para outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de empresas a se recuperarem dos efeitos do desastre.

A Casa Branca disse também que 6 milhões de doses das vacinas contra o coronavírus foram retidas por causa do tempo frio; e isto afetará vários estados em todo o país.

Enquanto isso, o senador republicano do Texas, Ted Cruz, está enfrentando fortes críticas depois que fugiu para o México na quarta-feira, para se juntar à família nas férias.

As temperaturas devem subir nos próximos dias em todo o sul dos EUA, mas espera-se que outro sistema de tempestade de inverno traga muita neve pesada e chuva congelante para a parte leste dos EUA.