Divulgadas primeiras imagens em cor de Marte tiradas pela Perseverance

A sonda Perseverance pousou em Marte na última quinta-feira, enviando as primeiras imagens coloridas e vídeos de alta resolução do seu local de pouso.

Perseverance envia primeiras imagens em cor de Marte
NASA divulga primeiras imagens e vídeos em cores e alta resolução tiradas pela Perseverance, que pousou em Marte na quinta-feira passada. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

Perseverance, o veículo robô da NASA, pousou com sucesso na superfície de Marte nesta última quinta-feira. Logo após seu pouso, o Laboratório de Propulsão a Jato da Agência Espacial dos Estados Unidos divulgou suas primeiras imagens coloridas.

Ao contrário dos robôs de missões anteriores, a maioria das câmeras da Perseverance são capazes de capturar imagens coloridas. Após o pouso, duas das suas câmeras fotografaram a porção dianteira e traseira do rover, mostrando uma de suas rodas em terra marciana.

Toda a descida à superfície marciana também foi gravada em vídeo pelo robô, usando tecnologia de vídeo superior. A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) usou uma câmera especial de alta resolução para capturar a descida do equipamento de para-quedas em direção à cratera de Jezero.

youtube video id=4czjS9h4Fpg

As câmeras de navegação (navcams) que serão usadas para dirigir, tem vistas panorâmicas do convés do veículo robô e seus arredores. Elas dividem espaço no mastro da Perseverance com duas câmeras científicas: A Mastcam-Z, com zoom, e um instrumento a laser chamado SuperCam.

Nas próximas semanas, a Perseverance colocará seu braço robótico à prova, fazendo sua primeira viagem.

Pequenas explosões serão disparadas na sexta-feira (26) para liberar o mastro da Perseverance do seu convés. Nos últimos dias, os engenheiros têm estudado cuidadosamente os dados do sistema, atualizado o software do robô e testado seus diversos instrumentos de medição e estudo. Nas próximas semanas, a Perseverance colocará seu braço robótico à prova, fazendo sua primeira viagem.

Ainda serão necessários pelo menos mais dois meses para que a equipe encontre um local plano onde seja possível para a Perseverance deixar o mini-helicóptero ao qual ela está acoplada, e mais tempo ainda para que ela comece de fato a circular pela superfície do planeta, buscando amostras de rocha e sedimentos marcianos.

Perseverance envia primeiras imagens em cor de Marte 2
O pouso da Perseverance foi capturado com câmeras e tecnologia muito superiores às das missões anteriores. O robô iniciará sua missão em solo marciano dentro de alguns meses. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

Um dos objetivos principais da Perseverance em Marte é a busca por sinais de vida microbiana antiga, um ramo da ciência denominado astrobiologia. A descoberta de vida fora do planeta Terra pode se tornar um dos maiores acontecimentos da nossa era.

O robô também estudará a geologia de Marte, o clima do planeta e será a primeira missão a coletar e armazenar poeira e rochas marcianas. Os dados coletados e a pesquisa realizada pelo robô pavimentarão o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

As próximas missões planejadas pela NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), incluem o envio de espaçonaves até Marte para coletar as amostras armazenadas pela Perseverance, trazendo-as de volta à Terra para uma análise aprofundada.

Perseverance é o quinto veículo robô que a NASA conseguiu enviar para o solo marciano. Sojouner foi o primeiro, em 1997, seguido por Spirit, Opportunity e Curiosity. Este último já enviou uma infinidade de imagens e vídeos do planeta vermelho para o nós, embora com tecnologia ultrapassada.