Intensa nevasca atinge a Grécia e a Turquia

Nos últimos dias, uma enorme nevasca atingiu a Grécia e a Turquia. As temperaturas chegaram até -20ºC, houve queda de árvores, milhares de pessoas ficaram sem eletricidade e a neve acumulou, pelo menos, meio metro em alguns locais. Veja as imagens.

Nos últimos dias a Grécia e a Turquia foram atingidas por uma grande nevasca. Em Atenas, capital grega, a região do Partenon ficou totalmente coberta de neve. Devido à incursão de uma massa de ar frio intensa, as temperaturas baixaram até aos -20ºC. As regiões norte e centro do país foram bastante afetadas e houve vários problemas.

Várias estradas ficaram cobertas, milhares de pessoas estão sem eletricidade e a vacinação contra a covid-19 foi suspensa. Apesar da população estar em confinamento, muita gente aproveitou para brincar na neve, que inclusive, chegou a cair até nas praias. Em uma região em que as pessoas passeavam sob o sol tórrido há cerca de um mês, agora é dominada pela neve, com acumulados entre 50 cm a 1 metro de neve. O vento também soprou forte e chegou a atingir 118 km/h em algumas localidades nos últimos dias.

Na Turquia, a neve também gerou vários transtornos: abarcou toda a região noroeste do país, suspendendo a circulação de embarcações marítimas e de passageiros no estreito que liga a região ao mar Egeu; a neve acumulou cerca de 40 cm de altura, levando ao cancelamento de atividades escolares. Já em Istambul, mais de 7 mil funcionários foram mobilizados para ajudar nas operações de limpeza; na rodovia mais movimentada do país, cerca de 600 automóveis ficaram bloqueados durante 15 horas.

youtube video id=jJhIVzz3qYk