Farfarout é confirmado como o objeto mais distante no Sistema Solar

Os astrônomos confirmaram que este planeta anão na borda do Sistema Solar é o objeto mais distante conhecido. Tem 400 km de largura, leva 1000 anos para completar uma órbita completa e está localizada a 132 unidades astronômicas do sol.

farfarout, planeta, astronomia, sistema solar
Ilustração de Farfarout, o Sol e a Via Láctea. CRÉDITO: NOIRLAB / NSF / AURA / J. DA SILVA

Farfarout foi visto pela primeira vez em janeiro de 2018 pelo telescópio Subaru, localizado em Mauna Kea, no Havaí. Seus descobridores sabiam que ficava muito longe, mas não tinham certeza de quão longe. Depois de coletar observações por mais de 2 anos, a equipe de astrônomos conseguiu confirmar esta semana que é definitivamente o objeto mais distante encontrado até agora em nosso Sistema Solar. Está quase quatro vezes mais distante do Sol do que Plutão, ou seja, cerca de 20 bilhões de quilômetros.

A distância atual de Farfarout é de 132 unidades astronômicas (ua). Uma unidade astronômica é definida como a distância entre a Terra e o Sol. Em comparação, Plutão está a apenas 34 au do Sol. O objeto recém-descoberto tem uma órbita elíptica muito alongada, levando-o a 175 au em seu ponto mais distante, já 27 ua quando se aproxima e entra na órbita de Netuno.

Com base no brilho e na distância do Sol, a equipe de David Tholen do UH Mānoa, Scott S. Sheppard do Carnegie Institution for Science e Chad Trujillo da University of Northern Arizona, estima que Farfarout tenha cerca de 400 quilômetros de comprimento e está na extremidade inferior para ser designado como planeta anão pela União Astronômica Internacional (IAU).

A influência de Netuno

Objetos em distâncias tão extremas precisam ser rastreados por períodos mais longos porque levam uma eternidade para viajar ao redor do Sol. Farfarout está muito mais longe do que o recordista de distância do Sistema Solar anterior, que foi descoberto pela mesma equipe, é encontrado em 124 ua e é conhecido como "Farout" (em inglês, "Far" é distante).

A jornada desse objeto ao redor do Sol leva cerca de mil anos. "Uma única órbita de Farfarout em torno do Sol leva um milênio", disse David Tholen, que faz parte da equipe. "Acreditamos que órbitas como essas ocorrem quando o objeto se aproxima muito de Netuno. Como Netuno é um planeta gigante, se algo está em uma órbita circular (como muitos dos Objetos do Cinturão de Kuiper), mas fica muito perto de Netuno, pode perturbar sua trajetória e lançar o objeto mais longe do que estava inicialmente. Mas a abordagem mais próxima sempre será perto de Netuno."

Ainda não se sabe de onde exatamente Farfarout vem, especialmente porque levará muito tempo até que possamos fazer com que qualquer espaçonave visite um objeto nos confins do Sistema Solar. Os astrônomos ainda não sabem se ele se formou perto de Netuno ou se Netuno o capturou, mas eles acham que é improvável que tenha vindo de fora do nosso Sistema.

"A descoberta de Farfarout mostra nossa crescente capacidade de mapear o sistema solar externo", disse Sheppard. “Somente com os avanços nos últimos anos de grandes câmeras digitais em enormes telescópios foi possível descobrir com eficiência objetos muito distantes como Farfarout. Embora alguns sejam bastante grandes, sendo um planeta anão, eles parecem fracos devido às suas distâncias extremas do Sol. Farfarout é apenas a ponta do iceberg de objetos que podem ser encontrados no sistema solar muito distante. "