Nova análise realizada por geofísicos em amostras lunares pode contar uma nova versão da história do solo lunar.
Nova análise realizada por geofísicos em amostras lunares pode contar uma nova versão da história do solo lunar.
Dados do James Webb mostram que planeta que está vagando sozinho possui auroras e uma atividade semelhante ao que é observado aqui na Terra ou Júpiter.
O cometa interestelar 3I/ATLAS tem ganhado cada vez mais atenção da mídia nos últimos dias, o que realmente sabemos sobre ele até agora?
A colaboração EHT divulgou novas fotos do buraco negro supermassivo M87* e encontrou algo inédito que explica efeitos observados em buracos negros.
Grupo de pesquisadores mapearam galáxias no Universo jovem e encontraram mapas de distribuição da matéria escura em diferentes momentos.
Novo estudo indica que o campo magnético do Universo primitivo era bilhões de vezes mais fraco do que um ímã de geladeira.
Google DeepMind introduziu essa semana um novo método que encontrou soluções inéditas para um dos problemas do milênio que envolve dinâmica de fluidos.
Segundo artigo do Astrophysical Journal Letters, Terra é um planeta comum no Universo mas o mesmo não acontece para planetas com água.
Um novo algoritmo criado por grupo de físicos consegue detectar trajetórias de neutrinos em tempo real e calcular a origem deles.
Dependendo de onde um planeta está localizado, a chance de ser habitável diminui muito e isso depende da formação e dinâmica da galáxia.
A sonda Perseverance encontrou compostos químicos que podem indicar a presença de vida microbiana em Marte.
Google introduziu essa semana o Deep Loop Shaping que visa facilitar e melhorar as observações de ondas gravitacionais.
Famoso sinal Wow! tem sido motivo de debate sobre a existência de vida extraterrestre desde que aconteceu em 1977 e agora temos novidades.
Cada vez mais temos imagens cada vez mais realistas feitas por inteligência artificial, entenda a técnica que está por trás dessa aplicação.
Observações do James Webb mostraram detalhes do interior da Nebulosa da Borboleta que deu respostas sobre o que acontecerá com o Sol e como metais são espalhados no meio interestelar.
O mês de setembro aguarda dois eclipses, um equinócio, diversas conjunções com a Lua, lançamentos e final da missão Juno.
Em colaboração com o Observatório Nacional, uma estação foi instalada na cidade de Vassouras no Rio de Janeiro para encontrar partículas que podem ser de matéria escura.
Pesquisadores do CBPF tem parte importante em projeto ao usar inteligência artificial em observação do final da vida de estrela massiva.
Eclipse lunar mais longo de 2025 acontecerá nas próxima semanas e poderá se visto em partes da África e da Oceania. Saiba mais sobre o eclipse!
Novo artigo introduz como métodos numéricos baseados nas equações de Einstein podem ajudar a responder perguntas sobre Big Bang.