Bruno César Capucin

Redação / 16 artigos

Formado em engenharia mecatrônica e trabalhando na indústria, me deparei com um sonho do passado de querer estudar Meteorologia. Foi então em 2015 que ingressei na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde me formei meteorologista em 2018. Durante os anos da graduação, pude compreender a complexidade dos fenômenos atmosféricos e tive diversas experiências com a meteorologia sinótica, dinâmica e climatologia. Desenvolvi uma grande paixão pela arte em prever o tempo e o clima. Atualmente faço parte do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá.

Publicidade

Artigos de Bruno César Capucin

Por que está chovendo tanto no Nordeste?

É no término do verão que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta sua máxima posição ao sul. Entretanto, vários elementos influenciam a magnitude do seu deslocamento em direção ao Nordeste. As fortes chuvas das últimas semanas geraram problemas nas rodovias, cidades e zonas rurais nordestinas.

O que são as ondas de Rossby?

Extremos climáticos ao longo da história como intensas ondas de frio e calor possuem relação com as ondas de Rossby. Elas são bastante investigadas pelos cientistas na compreensão desses extremos. Vamos saber mais sobre elas?

A temporada de tornados nos EUA

A primavera é a estação mais propícia a tempo severo nos Estados Unidos. Nesta época do ano, violentas tempestades atingem as Grandes Planícies. De acordo com a climatologia, o pico de eventos tornádicos no país ocorre entre abril e junho.

Chuvas torrenciais e estragos na Nova Zelândia

Chuvas intensas atingiram o país nos últimos dias, além da destruição gerada por inundações, fala-se em uma morte em decorrência do mau tempo. Na ilha do sul, registrou-se 1086 mm de precipitação em apenas 48 horas.

Furacão na costa brasileira?

Uma possível ameaça de ciclone tropical na costa do Brasil se tornou do conhecimento de muitos nos últimos dias. Por que se formou a depressão tropical e quais os impactos que o sistema pode trazer ao continente?

É comum ciclones tropicais no Índico Sul?

Na última quinta-feira (dia 14), o ciclone tropical Idai atingiu Moçambique provocando inundações e várias mortes no país. Ciclones tropicais ocorrem anualmente no Índico Sul, e algumas vezes afetam locais como Madagáscar, Ilhas Maurício e o sul do continente africano.

Eventos extremos e mortes nos EUA

Condições tempestuosas castigaram os Estados Unidos nos últimos dias. Inundações e tornados provocaram mortes e prejuízos econômicos ao país. Entenda o que está por trás deste padrão de tempo.

Os efeitos da poeira do Saara pelo mundo

Densas plumas de poeira têm deixado o deserto do Saara rumo às Américas. Entenda os efeitos disso em regiões remotas como a floresta amazônica em território nacional, por exemplo.

Fechamento meteorológico de Fevereiro

Diferente de janeiro onde um bloqueio resultou em chuvas muito abaixo da média no centro-leste do Brasil, o mês de fevereiro apresentou maior regularidade da precipitação, inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste afetadas pela estiagem no começo do ano.

O que é um rio atmosférico?

Típico das latitudes médias, os rios atmosféricos são importantes para o ciclo hidrológico do planeta, mas também podem ser uma ameaça potencial quando o assunto é inundações. Alguns países como Chile, Estados Unidos e Reino Unido são afetados pelo sistema.

O que é a Oscilação Antártica?

O sistema climático é composto por inúmeras oscilações que interagem entre si de maneira caótica para produzirem o tempo e o clima que sentimos. A Oscilação Antártica por exemplo, é de extrema importância para a circulação extratropical do Hemisfério Sul.

É comum nevar no Havaí?

No começo desta semana, o arquipélago foi atingido por uma tempestade de inverno, e a neve se fez presente em regiões não comuns do Havaí. Um sistema meteorológico denominado "Kona Low" típico da estação fria, foi responsável pelo evento.

Entenda a onda de calor na Patagônia

Após um janeiro com temperaturas abaixo da média climatológica no extremo sul do continente, fevereiro começou com calor recorde em várias cidades do Chile e da Argentina localizadas na Patagônia.

Balanço meteorológico de Janeiro

O mês de janeiro registrou chuvas abaixo da média climatológica na maior parte do Brasil. No entanto, tempestades isoladas típicas de verão marcaram presença em algumas áreas. Em vários estados, o calor foi um dos principais assuntos meteorológicos do mês.

Semana quente e mais seca no centro-leste do país

Embora as chuvas de verão estejam sendo localmente fortes e volumosas em algumas cidades, elas têm sido bastante isoladas. Isso pode implicar em problemas futuros com relação a energia elétrica e disponibilidade de água para consumo.