Onda de calor na Europa e a ameaça aos Alpes

Um forte sistema de bloqueio está dando manutenção para uma onda de calor na Europa que promete ser duradoura. Além do desconforto térmico para os europeus, as altas temperaturas aceleram o processo de colapso de uma geleira nos Alpes.

A semana será quente em vários países europeus.
Onda de calor persistirá em parte da Europa.

Agosto iniciou com temperaturas mais amenas e até abaixo da média em parte do norte e leste europeu, mas uma mudança de padrão em vigor já está fazendo os termômetros dispararem na Europa pelo menos desde a última quinta-feira (6).

Uma forte crista de bloqueio na atmosfera superior está em desenvolvimento sobre a Europa e é a responsável pela onda de calor. Os principais modelos atmosféricos globais concordam que o bloqueio pode persistir até meados do dia 15 de agosto.

Segundo a Met Office, as temperaturas chegaram a 30°C em grande parte da Inglaterra e áreas do País de Gales na sexta-feira (7). Em Heathrow e Kew Gardens, região da Grande Londres, a máxima de 36,4°C ocupou o recorde de dia mais quente para agosto nesta região desde 2003, quando uma forte onda de calor atingiu a Europa e matou cerca de 50 mil pessoas.

As temperaturas noturnas dos próximos dias no Reino Unido devem se aproximar do recorde de 23,9°C registrado em Brighton, em 3 de agosto de 1990. “Embora o calor extremo deva diminuir gradualmente ao longo da semana, também esperamos que o risco de tempestades aumente, com potencial para chuvas de até 80 mm em apenas algumas horas”, disse o meteorologista Dan Harris da Met Office. No entanto, grande parte da Europa irá na contramão do Reino Unido, tendo dias quentes pela frente.

Vários países europeus registraram temperaturas acima dos 35°C e baixa umidade relativa do ar ontem (8). Espanha e França lideraram o ranking de calor, com temperaturas próximas e ultrapassando 40°C. Confira abaixo alguns registros:

  • Cidade de Toledo (Espanha): 41,4°C
  • Cidade de Saragoça (Espanha): 41,2°C
  • Cidade de Écija (Espanha): 40.7°C
  • Cidade de Pamplona (Espanha): 41,3°C
  • Comuna de Gourdon (França): 40,9°C
  • Comuna de Chateauroux Deols (França): 40,3°C
  • Comuna de Albi (França): 40,5°C
  • Comuna de Brive (França): 40,8°C

As máximas deste domingo entre a França, Alemanha, Bélgica e o sul da Holanda podem ficar até 12°C acima da média. Em Paris, espera-se por 37°C hoje à tarde no horário local. Contudo, o forte calor também permanece na Península Ibérica, onde os termômetros podem registrar novamente 40°C em partes do centro-sul e leste da Espanha.

Ameaça dos Alpes

A intensificação do calor ainda traz outras preocupações aos europeus. Na semana passada autoridades italianas evacuaram dezenas de moradores e turistas no vale de Aosta, nos Alpes, após um aviso de que uma geleira do Maciço do Monte Blanco está entrando em colapso.

O fragmento da geleira tem um volume de aproximadamente 500 mil metros cúbicos e está acima de 2.000 metros de altitude. De acordo com os especialistas, o movimento da massa glacial se deve a tendências anômalas de temperatura.