Como um lago na Patagônia é a maior fonte de poeira da América do Sul?

Incrivelmente o que, às vezes, é um lago no deserto da Patagônia durante o ano, se torna a maior fonte de poeira da América do Sul no período mais seco da região. No início de março deste ano, a tempestade de poeira a partir do lago Colhué Huapi chamou a atenção até de um astronauta a bordo da ISS.

Tempestade de areia em área desértica.
Registro de propagação de uma tempestade de areia.

Uma tempestade de areia na Patagônia Argentina chamou a atenção de um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS). O fenômeno em terra foi registrado da estação que passava sobre a América do Sul a uma altura de aproximadamente 400 km em 7 de março deste ano.

Mas seria comum o registro desse tipo de fenômeno na Patagônia Argentina? A resposta é sim. A formação de uma tempestade de areia é um fenômeno meteorológico comum de regiões áridas e semi-áridas. Elas se formam quando ventos fortes sopram sobre um solo muito seco. Na Patagônia Argentina (a leste dos Andes), os índices pluviométricos são baixos durante o ano, com acumulados anuais que variam de 150 a 300 mm. De acordo com a climatologia, janeiro é o mês mais seco na região.

A fonte de areia capturada pelo astronauta da estação espacial tem como origem uma região muito específica e intrigante da Patagônia: o lago Colhué Huapi. Musters e Colhué Huapi são os nomes de dois grandes lagos da bacia do rio Senguerr, localizada no sul da província de Chubut.

Durante a estação seca, a evaporação das águas do Colhué Huapi diminui significativamente, deixando o lodo exposto na superfície. Com a ação do Sol e do vento, o lodo seca em uma vasta área que se torna árida. Embora a sazonalidade altere de forma natural o volume do lago Colhué Huapi, as grandes baixas do nível de água durante os últimos anos estão relacionadas a um cenário pior, a desertificação do lago.

Imagens do Colhué Huapi durante o período seco da Patagônia relevam um cenário de deserto, com um número significativo de dunas de areia que remetem ao próprio deserto do Saara. No lago Musters a situação não é tão dramática devido a sua maior profundidade, mas às condições ambientais desse lago também preocupam.

A bacia do rio Senguerr responsável pela manutenção de ambos lagos vive um estresse hídrico a décadas. O resultado das várias intervenções humanas na bacia é só um dos fatores que ameaçam a existência dos lagos e compromete às atividades humanas dos povoados da região.

O evento do dia 7 de março

Como mencionado anteriormente, janeiro é o mês mais seco na Patagônia Argentina. Naturalmente, é de se esperar que no começo de março deste ano o lago Colhué Huapi estava seco em sua grande totalidade. A combinação do período seco e de fortes ventos sobre a Patagônia sustentados por um sistema de baixa pressão ao sul da Terra do Fogo, explicam o fenômeno.

Essa não foi a primeira vez que o Colhué Huapi se tornou uma região fonte de tempestades de areia na Patagônia. Vários eventos em outros anos de magnitude equivalente já foram registrados por imagens de satélite e até estudados. Segundo os pesquisadores, o lago Colhué Huapi no deserto patagônico é a maior fonte de poeira da América do Sul e uma importante fonte de nutrientes para o Atlântico Sul.