Previsão para a segunda quinzena de março: período será marcado pelo fim da onda de calor e tempo severo

A segunda quinzena do mês de março será marcada pela quebra do bloqueio atmosférico que sustenta a onda de calor sobre grande parte do Brasil! Essa quebra do bloqueio será acompanhada por tempo severo e queda das temperaturas!

Previsão onda de calor e chuvas
A segunda metade de março será marcada por uma quebra do bloqueio atmosférico, fim da onda de calor e uma grande mudança no cenário de chuvas do Brasil.

O bloqueio atmosférico, que já vínhamos anunciando há algum tempo, finalmente está estabelecido sobre o Brasil, dando início a onda de calor! Desde ontem (13) as temperaturas registradas tem estado acima da média em grande parte do Brasil, principalmente nos estados do Centro-Sul. As cidades de Cuiabá, São Paulo, Campo Grande e Porto Alegre registraram ontem temperaturas máximas de 36ºC, 33ºC, 35.4ºC e 35ºC, respectivamente.

Até o final dessa semana, o sistema de alta pressão inibirá a formação de chuvas em grande parte do Brasil e continuará mantendo as temperaturas altas. Porém, a partir dos próximos dias, esse padrão mais seco e quente sofrerá algumas mudanças, dando um pequeno alívio somente à porção sul da região Sul.

Formação de uma frente fria no início da próxima semana deverá diminuir o calor no Sul do Brasil. A diminuição das temperaturas estará acompanhada de tempo severo na região!

A partir do final desta semana, o modelo do ECMWF indica a formação de uma frente fria que provocará tempo severo no estado do Rio Grande do Sul, onde os acumulados até segunda-feira (18) poderão atingir os 110 mm na divisa do estado com a Argentina e Uruguai. Ainda há a possibilidade de chuvas pontuais e de menor intensidade nos estados de Santa Catarina e Paraná, onde também não é descartado o risco de temporais.

Previsão de acumulado de chuvas até segunda-feira (18) para a Região Sul.

A passagem dessa frente fria será muito rápida, ocasionando uma ligeira queda nas temperaturas no Sul, mas que só irão amenizar um pouco o calorão na região. As temperaturas máximas ainda continuarão na faixa dos 28ºC a 30ºC, valores ainda acima da média para este período.

Já as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil deverão continuar bem altas e acima da média até pelo menos o meio da semana que vem, dia 20, ou seja, a frente fria do início da semana não deverá impactar as altas temperaturas nessas regiões nos próximos dias. Além disso, o tempo continuará predominantemente estável e seco, mas com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e de menores acumulados ao longo do dia.

Quebra do bloqueio atmosférico ocorrerá na segunda quinzena de março

Entre os dias 20 e 21 finalmente haverá uma mudança significativa no panorama meteorológico: a alta pressão começará a perder força e permitirá o avanço de uma nova frente fria que se formará no sudeste do Rio Grande do Sul. Esta frente fria deverá ser mais intensa que a anterior, conseguindo avançar mais para o norte, carregando uma massa de ar mais fria e conseguindo quebrar o bloqueio atmosférico.

A previsão do modelo do ECMWF indica uma queda brusca de até 10 graus a partir de sexta-feira (22) no Sul e em partes do Sudeste do Brasil por conta dessa frente fria. A capital São Paulo poderá atingir a máxima de 21ºC e mínima de 15ºC no sábado (23), valores que não são registrados há um bom tempo na região.

Previsão de temperatura e vento próximo à superfície (esquerda) e previsão de acumulado de chuvas em 6 horas e pressão ao nível do mar (direita) para o dia 22 de março de 2024. A frente fria prevista está destacada com uma linha contínua azul na imagem da esquerda. Fonte: ECMWF.

Além da diminuição das temperaturas, essa frente fria também provocará chuvas desde os estados do Sul até o Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. Os acumulados diários ainda não parecem ser expressivos, mas não descartamos a possibilidade de tempestades pontuais e severas que possam causar alagamentos nessas regiões.

Dessa forma, ao analisarmos a previsão de anomalia semanal de chuvas do modelo ECMWF para a próxima semana, dos dias 18 a 24 de março, é possível notar uma brusca mudança no padrão de chuvas sobre o Brasil. O modelo prevê toda a região Sul e sul do Sudeste com anomalias positivas de chuva, sendo o estado do Rio Grande do Sul o que mais poderá ser afetado pelas chuvas volumosas e tempo severo, com maiores acumulados na porção sul gaúcha.

Previsão de anomalia de chuva para as semanas do dia 18 a 25 de março e 25 de março a 01 de abril. Fonte: ECMWF.

Já na semana dos dias 25 de março a 01 de abril, mesmo sem a presença de um bloqueio atmosférico, o modelo prevê uma redução das chuvas, com acumulados mais próximos à normal climatológica sobre grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e chuvas abaixo da média sobre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.