O tempo no fim de semana no Brasil: frente fria e tempo severo no Sul e onda de calor continua sufocante no Sudeste

O último final de semana do verão será marcado por tempo severo no Sul e pelo calor sufocante no Sudeste. A frente fria tende a avançar nos próximos dias e gerar mudanças no tempo.

alertas
Últimos dias do verão com alertas de tempo severo no Sul e onda de calor no Sudeste. Veja o que vai acontecer no final de semana.

O verão está com os dias contados para o fim que vai acontecer no dia 20 de março exatamente às 00h06min. Uma estação que de modo geral, foi marcada por vários eventos extremos de chuva e também de temperatura. Aliás, os últimos dias do verão de 2024 têm ocorrido sob impacto de uma intensa onda de calor que se espalhou pelo centro-sul do Brasil.

A onda de calor já será substituída por chuvas fortes e volumosas no Sul devido ao avanço de uma frente fria rompendo o bloqueio atmosférico, algo previsto para acontecer a partir da noite desta quinta-feira (14). Há potencial para tempo severo com ventos, trovoadas, raios e queda de granizo, além de volumes elevados especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

Vale ressaltar no entanto, que a frente fria vai chegar de maneira lenta, e isso resulta em chuvas irregulares e ainda mal distribuídas, outro “padrão” que marcou bastante o verão deste ano em boa parte do centro-sul sob efeito de um El Niño que vem perdendo intensidade nas últimas semanas, mas que continuou se arrastando e gerando impactos no clima brasileiro.

Tempo severo no Sul do Brasil

O último final de semana do verão deste ano será marcado por uma pequena trégua do calorão na região Sul do Brasil, mas as altas temperaturas darão espaço ao tempo severo devido ao avanço de uma frente fria que pode despejar chuva forte e volumosa nos próximos dias.

Os maiores acumulados que podem ultrapassar a casa dos 100 milímetros são esperados no estado gaúcho, especialmente na porção sul, não se descartando o risco para transtornos relacionados a alagamentos e enchentes.

chuva
Volume de chuva pode aumentar ainda mais até o último dia do verão de 2024 no Sul do Brasil. Região fica em alerta para estragos.

A mudança de tempo seco e quente para chuva e temperaturas amenas deve persistir por mais alguns dias na região Sul, ou seja, não será apenas o final de semana que ficará em alerta, mas também a segunda (18) e a terça-feira (19) para fechar o verão com maior umidade tanto no Rio Grande do Sul, como em Santa Catarina e no Paraná.

Até a noite da terça são esperados volumes em torno de 150 milímetros entre a campanha e a fronteira oeste gaúcha, mas acumulados expressivos e tempestades também podem atingir outras partes da região Sul.

A questão é que a frente fria que vai passar pelo Sul no final de semana já vai se afastar na segunda-feira, mas o centro de baixa pressão atmosférica formado no interior do continente não irá se desfazer e ainda alimentará a chegada de novas instabilidades. Por isso, a chuva ainda será expressiva até pelo menos a terça-feira. Já vale adiantar que a tendência é que um ciclone se forme logo no primeiro dia do outono.

Onda de calor persiste no Sudeste

Como a frente fria deve atuar no Sul do Brasil, o calor pode ganhar ainda mais força no Sudeste no último final de semana do verão, isso porque além do padrão já existente de bloqueio atmosférico e onda de calor, a pré-frontal tende a aumentar ainda mais as temperaturas.

Até a noite de sábado (16), por exemplo, a expectativa é de manutenção do tempo mais seco sobre boa parte do Sudeste, ou seja, não tem previsão de chuvas organizadas até lá. Até podem ser registradas umas pancadas isoladas, mas nada que deva chamar muito a atenção. Enquanto esse tempo seco e ensolarado prevalecer, as temperaturas ficarão cada vez mais elevadas.

Por exemplo, ainda na parte da manhã de domingo, várias cidades no interior paulista já estarão com temperaturas na casa dos 30°C, lembrando, no entanto, que esse calor serve como combustível para os temporais. No Rio de Janeiro, como a chuva ainda não chega de maneira organizada, os termômetros podem bater a casa dos 40°C na tarde de domingo na capital.

calor
Com chuvas ainda isoladas no final de semana, intensa onda de calor pode gerar temperaturas em torno de 40°C no Rio de Janeiro na tarde de domingo.

A mudança no tempo deve ocorrer até o final do domingo (17) quando a frente fria se aproximar, onde são esperadas chuvas no estado de São Paulo, com destaque para o leste paulista com volumes em torno de 30 milímetros, além da possibilidade de trovoadas, raios e eventual queda de granizo devido à combinação entre calor e umidade presente na atmosfera. Ainda será uma chuva bastante concentrada em São Paulo, que vai ocorrer intercalada com períodos de sol e ainda aquela sensação de tempo abafado.

Até a terça-feira, último dia do verão, volumes de até 60 milímetros podem ser registrados em diferentes partes de São Paulo e de maneira mais pontual entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na maior parte do estado do Rio, no Espírito Santo e também sobre áreas do centro-norte mineiro, a expectativa é de chuvas isoladas, irregulares e com menor potencial para transtornos. Assim, vai terminar o verão no Sudeste.