Atenção: chuvas volumosas podem retornar ao Sul no início da próxima semana

Após a forte onda de calor que atingirá o Centro-Sul do Brasil nesta semana, a formação de um novo sistema frontal será responsável pelo retorno das chuvas volumosas sobre o Sul do Brasil no início da semana que vem!

Chuvas Sul Brasil
Chuvas volumosas retornarão à região Sul do Brasil no início da próxima semana.

Nas últimas semanas, partes da região Sul do Brasil têm enfrentado chuvas extremamente volumosas, muito acima do normal, que tem causado uma série de prejuízos, tragédias e fatalidades. Entre as regiões mais afetadas estão a porção leste de Santa Catarina e Paraná, onde diversas cidades decretaram estado de emergência após serem tomadas pelas águas.

A partir do meio dessa semana, as chuvas darão um breve trégua, passando a ocorrer na forma de pancadas mais isoladas, graças a uma forte massa de ar quente e seco que fará com que os termômetros se elevem em toda a região até o final de semana. Portanto, os próximos dias serão essenciais para a recuperação das regiões mais prejudicadas pelas chuvas.

Entretanto, essa trégua já está prevista para terminar no início da próxima semana com a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico Sul, próximo a costa da região Sul do Brasil. Veja o que indicam as previsões!

Mudança de padrão trará de volta as chuvas volumosas no Sul!

Entre a noite de domingo (11) e madrugada de segunda-feira (12) começará o processo de formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai e do estado do Rio Grande do Sul. Esse ciclone ganhará forma sobre o litoral do Rio Grande do Sul ao longo da segunda-feira, o que provocará chuvas expressivas pelo estado nesse dia. O modelo ECMWF projeta acumulados da ordem de 20 mm em diversas cidades gaúchas, como Alegrete, Santa Maria, Porto Alegre, Rio Grande e Passo Fundo.

A formação de um novo ciclone extratropical e sua frente fria associada provocará chuvas volumosas na região Sul do Brasil entre segunda e terça-feira. As regiões já prejudicadas pelas chuvas poderão ter novos episódios de inundações e deslizamentos de terra!

Ao longo da segunda-feira o ciclone começará a se deslocar para norte com sua frente-fria associada, se aproximando do estado de Santa Catarina. As projeções indicam que os maiores acumulados de chuva ocorrerão entre segunda e terça-feira (13) em muitas cidades catarinenses, período no qual o sistema frontal estará atuando na costa do estado. E dessa vez as chuvas deverão atingir cidades do oeste ao leste do estado!

Cidades catarinenses já muito afetadas pelas chuvas das últimas semanas, como cidades da Grande Florianópolis, deverão registrar acumulados expressivos de chuva entre segunda e terça. Esses acumulados podem ser inferiores aos responsáveis pelas grandes inundações e deslizamentos no início do mês, porém não podemos descartar a ocorrência de novos episódios de inundações e deslizamentos de terra, já que o solo continua muito saturado e qualquer acumulado mais expressivo de chuva pode provocar erosão e enxurradas.

As chuvas também deverão atingir o Paraná, principalmente a parte oeste do estado, onde os acumulados poderão ser mais expressivos entre segunda e terça-feira, com atenção especial ao noroeste do Paraná, onde as chuvas poderão ser mais fortes.

A partir da noite de terça-feira e quarta-feira (14), o sistema frontal já estará atuando sobre a costa da região Sudeste, mais precisamente sobre a costa de São Paulo, provocando chuvas generalizadas pelo estado. Os modelos indicam que essa frente fria poderá alcançar a costa do Espírito Santo e Bahia entre quarta e quinta-feira (15) da semana que vem, organizando um canal de umidade e provocando chuvas expressivas na região. Porém, devemos ficar atentos às novas atualizações dos modelos e possíveis alterações deste cenário.