Onda de calor intensa no Centro-Sul: termômetros podem passar dos 40°C!

Uma virada no tempo no meio dessa semana trará uma forte onda de calor sobre partes do Centro-Sul do Brasil, que poderão ver os termômetros chegarem próximos a marca de 35°C ou até mesmo 40°C em algumas cidades!

Onda de calor
Uma forte onda de calor fará com que os termômetros cheguem a marca dos 40°C em partes do Centro-Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Após a passagem de uma frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil no início desta semana, que poderá provocar chuvas em grande parte dessas regiões, uma forte onda de calor atuará sobre parte do Centro-Sul do país no final da semana!

A semana começou com tempo mais chuvoso e temperaturas quentes, porém mais amenas, sobre partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, devido a passagem de uma frente fria que no momento atua sobre a costa dos estados de Santa Catarina e Paraná. Porém, com o gradual afastamento desse sistema nos próximos dias, o padrão meteorológico deverá mudar a partir do meio dessa semana, proporcionando condições mais estáveis e um aumento das temperaturas!

A onda de calor fará com que as temperaturas fiquem entre 30°C e 40°C em partes do Centro-Sul do Brasil no final de semana, principalmente no oeste do estado do Rio Grande do Sul, onde os termômetros poderão passar os 40°C!

A partir de quinta-feira (08), os padrões meteorológicos, tanto em altos quanto baixos níveis da atmosfera, favorecerão a permanência de uma massa de ar muito quente e seca sobre partes do Centro Sul do Brasil e países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Nessas regiões, um padrão de circulação anticiclônica dos ventos em altos níveis (crista) deixará o tempo mais firme e ensolarado - porém, não completamente livre da formação de pancadas de chuva - combinado a um intenso escoamento dos ventos vindos de norte próximo a superfície que contribuirá para a uma grande elevação das temperaturas e da sensação de calor.

O calor marcará o final da semana nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas as maiores temperaturas estão previstas para as cidades do Rio Grande do Sul! O modelo ECMWF prevê temperaturas máximas de 34°C para a capital gaúcha, Porto Alegre, para quinta e sexta-feira (09), e de 36°C para o sábado (10)! Mais para oeste e no interior do estado o calor poderá ser ainda mais intenso e as temperaturas poderão chegar aos 40°C. Em Uruguaiana, por exemplo, a previsão indica uma temperatura máxima de 41°C e mínima de 26°C, o que indica que esse será um dia muito quente na cidade!

A quebra desse calor deverá ocorrer no início da semana que vem, com a formação de um novo sistema de baixa pressão na costa da região Sul do Brasil, que diminuirá um pouco as temperaturas e trará as chuvas de volta à região.

Alertas de calor se espalham pela América do Sul

Esse calorão não se restringirá apenas ao Centro-Sul do Brasil, inclusive ele será ainda mais intenso no norte da Argentina, Uruguai e partes do Paraguai! Nesses países os termômetros poderão ultrapassar com facilidade a marca de 40°C, principalmente no norte da Argentina, onde alguns modelos projetam temperaturas de até 47°C no final desta semana!

O Centro-Norte da Argentina já tem vivenciado dias de calor escaldante mesmo antes do início do verão meteorológico. Entre os dias 23 a 29 de novembro, 19 cidades argentinas registraram onda de calor e 14 recordes de temperatura foram quebrados, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina. As previsões indicam que essa nova onda de calor poderá bater novos recordes de temperatura, com diversas regiões registrando temperaturas acima de 40°C.