Tempestade Tropical Isaias se forma no Atlântico Norte

Nessa quarta-feira formou-se a nona tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico Norte de 2020. A Tempestade Tropical Isaias atualmente está atingindo as ilhas do Caribe com ventos fortes e chuvas torrenciais, no final de semana poderá chegar a Flórida!

Tempestade Tropical Isaias
Imagem de satélite da Tempestade Tropical Isaias atingindo a Ilha de São Domingos no dia 30 de julho de 2020. Fonte: Satélite GOES/NOAA.

A Tempestade Tropical Isaias, a nona tempestade nomeada do Oceano Atlântico Norte em 2020, se formou nessa quarta-feira (29). Com essa tempestade, mais um recorde foi batido na temporada de furacões desse ano, até então nunca havia sido registrada uma 9ª tempestade tão cedo no ano. Isaias bateu o recorde da Tempestade Irene, que foi a 9ª tempestade da temporada de 2005, se formando no dia 7 de agosto daquele ano.

Antes mesmo de se firmar como tempestade tropical, Isaias espalhou fortes pancadas de chuvas e ventos fortes nas ilhas do Caribe na quarta-feira (29), como nas Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana. O Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marin, em San Juan, registrou uma rajada de vento de 71 km/ h na quarta-feira. St. Thomas, nas Ilhas Virgens, também registrou uma rajada de 84 km/ h no início da tarde de quarta, assim como St. Maarten, que registrou uma rajada de 82 km/h.

Atualmente Isaias está se movendo sobre a Ilha de São Domingos com ventos máximos sustentados de 100 km/h. Porto Rico, República Dominicana e Haiti poderão receber 100 a 200 mm de chuva, com algumas regiões que poderão receber até 400 mm! Embora essa chuva seja necessária para essas ilhas, que tem enfrentado uma seca extrema nesse ano, grandes acumulados num curto período de tempo podem ocasionar inundações e deslizamentos de terra.

Grande parte das previsões indica que Isaias poderá atingir o estado da Flórida no final de semana, entretanto, ainda é não é possível inferir a intensidade em que a tempestade atingirá o continente norte-americano. Isso depende da trajetória que Isaias irá tomar nas próximas horas.

Se a tempestade continuar sua trajetória sobre as ilhas do Caribe, ela poderá perder força ao passar pelo terreno montanhoso dessas ilhas e atingir os Estados Unidos com menor intensidade. Entretanto, deixará um rastro de estragos e destruição nessas ilhas.

Porém, se Isaias não se desconfigurar e se afastar das ilhas do Caribe, ao encontrar as águas quentes do Atlântico Norte, a tempestade poderá manter sua intensidade ou até mesmo aumentar sua força. Dependendo das condições meteorológicas, há uma chance de Isaias se tornar um furacão no final da semana.

A Flórida é um dos estados americanos que tem registrado um grande aumento no número de casos de COVID-19. Com a possível chegada de Isaias, as autoridades locais anunciaram o fechamento de diversos centros de testagem e o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu que os habitantes se preparem com pelo menos 7 dias de suprimentos para desastres em mãos.

Até agora foram registradas 8 tempestades tropicais e 1 furacão no Atlântico Norte. Na semana passada, Hanna, o primeiro furacão da temporada, atingiu o sul do Texas como um furacão de categoria 1, com grandes acumulados de chuva e inundações.