NOAA alerta para uma temporada de furacões muito ativa em 2020

Oficialmente, a temporada de furacões começa no dia 1 de junho e se estende até 30 de novembro. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) alerta que a maioria dos fatores considerados na previsão sazonal está apontando para uma estação de muitas tempestades intensas neste ano de 2020.

Temporada de furacões 2020
Além da expectativa de uma temporada de furacões mais ativa, outras dificuldades podem surgir devido ao distanciamento social obrigatório causado pela pandemia global do COVID-19, por exemplo, em caso de necessidade evacuação em grandes cidades.

A previsão do Centro de Previsão Climática da NOAA alerta para 60% de chance de 13 a 19 tempestades nomeadas (o normal são 12). Dentre elas, 6 a 10 podem se tornar furacões (ventos de 120 km/h ou mais) e 3 a 6 grandes furacões (ventos de 180 km/h ou mais). A combinação de vários fatores climáticos está levando à forte probabilidade de atividade acima do normal no Atlântico este ano. A perspectiva da NOAA é para a atividade sazonal geral e não é uma previsão de landfall.

Prevê-se que as condições de El Niño Oscilação do Sul devem permanecer em neutralidade, porém com configurações que tendem a formação do La Niña até o fim do ano. Isso significa que não há previsão de El Niño que tende a suprimir a atividade de furacões. Além disso, até agora, nesta primavera no Hemisfério Norte, houve temperaturas da superfície do mar acima da média na maior parte do Oceano Atlântico tropical e no Mar do Caribe. Se isso persistir no auge da temporada de furacões - de agosto a outubro -, os furacões terão mais combustível para se alimentar (calor e umidade).

A NOAA também antecipa a redução do cisalhamento vertical do vento. Isso significa que os ventos de nível superior provavelmente serão mais fracos e uniformes do que o normal no Atlântico tropical, proporcionando um ambiente mais favorável para o crescimento dos sistemas de tempestades. Juntamente com o cisalhamento mais fraco do nível superior, também deve haver ventos alísios mais fracos do leste do Atlântico tropical. Isso permite uma melhor estrutura no desenvolvimento de tempestades dentro dos sistemas de aspiração, permitindo que os sistemas se organizem e girem mais facilmente.

Por fim, a NOAA aponta para uma monção aprimorada da África Ocidental, na qual mais aglomerados de tempestades emergem da África nas quentes águas do Atlântico tropical oriental. Com as altas temperaturas, o suporte de umidade necessário e os ventos ideais, cada aglomerado de tempestade tem uma chance maior de se desenvolver em um sistema tropical.

A NOAA atualizará o sistema de pesquisa e previsão meteorológica para furacões (HWRF) e os furacões em um modelo não hidrostático (HMON) acoplado em vários oceanos neste verão. O HWRF incorporará novos dados de satélites e radares da rede de dados Doppler costeira da NOAA para ajudar a produzir melhores previsões da trilha e intensidade dos furacões durante o período crítico de observação e aviso. O HMON passará por aprimoramentos para incluir uma resolução mais refinada, física aprimorada e acoplamento com modelos oceânicos.

Durante a temporada de furacões de 2020, a NOAA e a Marinha dos EUA empregarão uma frota de planadores autônomos de furacões para observar as condições no Oceano Atlântico tropical e no Mar do Caribe em áreas onde os furacões historicamente viajaram e se intensificaram.