Tempestade Tropical Beta atinge os Estados Unidos

Após esgotar a lista de nomes da atual temporada, um novo sistema tropical é nomeado no Golfo do México, a Tempestade Tropical Beta. Apesar de não chegar à categoria de furacão, Beta traz grande potencial destrutivo para o Texas e Louisiana.

Tempestade Tropical Beta
Imagem de satélite da Tempestade Tropical Beta atingindo a costa do estado do Texas, Estados Unidos, na noite de segunda-feira (21). Imagem: GOES/NOAA.

Após a formação da Tempestade Tropical Wilfred e o Ciclone Subtropical Alpha, a lista de nomes de tempestades tropicais estabelecida pela Organização Meteorológica Mundial antes do início da temporada de 2020 se esgotou e o alfabeto grego teve que ser usado pela segunda vez na história.

Como ainda estamos longe do final dessa temporada de furacões extremamente ativa do Atlântico Norte, não demorou muito para um novo sistema tropical se formar e ser nomeado por outra letra do alfabeto grego. Na sexta-feira (18), a Tempestade Tropical Beta se formou sobre as águas do Golfo do México, se tornando o 23° sistema tropical nomeado da temporada de furacões de 2020.

Apesar das condições atmosféricas não favoráveis ao seu desenvolvimento, como o cisalhamento vertical do vento a uma massa de ar mais seco, Beta continuou a se fortalecer e atingir um pico de intensidade de ventos de 95 km/h. Na noite dessa segunda-feira (21), Beta atingiu a costa do estado do Texas, entre as cidades de Corpus Christi e Houston, com ventos de mais de 70 km/h. Beta é a 9ª tempestade nomeada a atingir a costa dos Estados Unidos nesse ano.

Mesmo antes de atingir o continente, a tempestade estava gerando ondas fortes e causando inundações costeiras ao longo dos estados do Texas e Louisiana. Diversas regiões que foram devastadas e afetadas pelo furacão Laura e, mais recentemente, pelo furacão Sally, poderão enfrentar uma nova onda de chuvas fortes e inundações, dificultando ainda mais seus esforços de recuperação.

Ventos de quase 80 km/h foram registrados em Galveston e um pouco mais de 170 mm de chuva foi registrado em Pearland, Texas, na noite de ontem. Com um deslocamento lento pela costa sul dos Estados Unidos, Beta deverá produzir chuvas por um longo período, causando inundações e alagamentos. Quase 11 milhões de pessoas estão sob alerta de inundações que cobrem uma vasta área do Texas e Louisiana.

As previsões indicam que Beta agora fará um curva acentuada para nordeste e manterá sua trajetória sobre a costa do Texas, permanecendo com intensidade de tempestade tropical e eventualmente perdendo força ao adentrar o continente. Beta continuará gerando tempestades fortes com potencial para formação de tornados, áreas do sul da Louisiana e da costa do Texas poderão registrar acumulados de chuva de 120 a 250 mm, com alguns pontos podendo superar 300 mm.

Enquanto a tempestade Beta atingia os Estados Unidos, as Ilhas Bermudas sentiram o impacto do Furacão Teddy, de categoria 1, que passou a leste da ilha nessa segunda-feira. Teddy, que voltou a se fortalecer e atingiu categoria 2, agora segue uma trajetória para norte, rumo a costa leste do Canadá. A província canadense de Nova Escócia se prepara para a chegada de Teddy entre hoje e amanhã.

Além disso, a tempestade Paulette, que havia atingido as Ilhas bermudas na semana passada como um furacão de categoria 1, se regenerou no Atlântico Norte a algumas centenas de quilômetros a sul/sudeste das Ilhas Açores, Portugal. Pelas previsões, Paulette não deverá atingir o continente.