Ciclone Subtropical Alpha chega em Portugal e gera tornados

A tempestade subtropical Alpha atingiu Portugal após se tornar o primeiro sistema de tempestades, desde 2005, a ser denominado por uma letra do alfabeto grego. O que torna esta tempestade significativa é o seu nome.

Tempestade subtropical Alpha
O ciclone vai sentir-se sobretudo nos distritos de Leiria e Coimbra às primeiras horas da noite Foto: National Hurricane Center (NHC).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria e Coimbra sob alerta laranja devido à ocorrência de vento forte, precipitação intensa, trovoada e tornados, devido à passagem do ciclone Alpha que chegou na região na sexta-feira por volta das 19 horas. A depressão que se encontrava junto à costa do distrito de Leiria durante a tarde ganhou entretanto "características subtropicais" e passou à categoria de ciclone, denominado de "Alpha".

Segundo as previsões do "National Hurricane Center" (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, responsável pela monitorização de furacões no Atlântico), depois de passar por Leiria e Coimbra, o ciclone deve atingir as regiões circundantes aos distritos de Vila Real e da Guarda por volta das 20 horas, seguindo para Espanha já durante as primeiras horas da madrugada de sábado. Após a chegada da tempestade Alpha, houve registro da formação de tornados na região rural de Lisboa.

Quando a tempestade tropical Wilfred se formou na sexta-feira de manhã no leste do Atlântico tropical, era o último nome próprio na lista de nomes de furacões do Atlântico de 2020. Quando isto acontece, o Centro Nacional de Furacões começa a usar o alfabeto grego. A última vez que o alfabeto grego teve que ser usado em uma temporada de furacões no Atlântico foi em 2005, que teve um recorde de 27 tempestades nomeadas, incluindo os furacões Katrina, Rita e Wilma.

Alfa não ficou sozinho por muito tempo na lista de nomes do alfabeto grego. No início da noite de sexta-feira, uma depressão no Golfo do México se fortaleceu e tornou-se Tempestade Tropical e foi nomeada como “Beta, a 23ª tempestade nomeada da temporada de 2020, apenas 4 tempestades atrás daquela temporada recorde de 2005.

A Organização Meteorológica Mundial tem uma lista de 21 nomes de tempestades potenciais, listados em ordem alfabética de A a W (não há nomes Q, U, X, Y ou Z devido à disponibilidade). As tempestades tropicais do Atlântico são nomeadas pelo National Hurricane Center desde 1953. Os nomes agora são mantidos por um comitê internacional da OMM.

Uma outra regra para a nomeação destes sistemas tropicais é que tempestades que são particularmente mortais ou extremamente destrutivas têm seus nomes retirados da lista pela OMM para que eles nunca sejam usados novamente.

O Centro Nacional de Furacões também está observando a tempestade tropical Wilfred localizada ao sul das ilhas de Cabo Verde, o furacão Teddy no Atlântico central e duas áreas preocupantes no extremo oeste do Atlântico. Oficialmente, a temporada de furacões de 2020 termina somente em 30 de novembro. Isso dá tempo suficiente para que o oceano Atlântico aquecido produza mais tempestades e, quem sabe, entre para a história como a temporada mais ativa da história.