Ciclone Subtropical Alpha chega em Portugal e gera tornados
A tempestade subtropical Alpha atingiu Portugal após se tornar o primeiro sistema de tempestades, desde 2005, a ser denominado por uma letra do alfabeto grego. O que torna esta tempestade significativa é o seu nome.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria e Coimbra sob alerta laranja devido à ocorrência de vento forte, precipitação intensa, trovoada e tornados, devido à passagem do ciclone Alpha que chegou na região na sexta-feira por volta das 19 horas. A depressão que se encontrava junto à costa do distrito de Leiria durante a tarde ganhou entretanto "características subtropicais" e passou à categoria de ciclone, denominado de "Alpha".
Subtropical Storm Alpha forms near coast of Portugal. Alpha will be a short-lived system but will bring strong winds and heavy rain to portions of Portugal and Spain over the weekend. pic.twitter.com/5jQKvZ46A9
— Mark Scirto (@KLTVWX) September 18, 2020
Segundo as previsões do "National Hurricane Center" (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, responsável pela monitorização de furacões no Atlântico), depois de passar por Leiria e Coimbra, o ciclone deve atingir as regiões circundantes aos distritos de Vila Real e da Guarda por volta das 20 horas, seguindo para Espanha já durante as primeiras horas da madrugada de sábado. Após a chegada da tempestade Alpha, houve registro da formação de tornados na região rural de Lisboa.
Subtropical storm #Alpha formed just offshore of #Portugal midday on Friday. Shortly after, the storm made landfall on the country and spawned tornadoes near the city of Lisbon! pic.twitter.com/XU3QGTcbFa
— WeatherNation (@WeatherNation) September 18, 2020
Quando a tempestade tropical Wilfred se formou na sexta-feira de manhã no leste do Atlântico tropical, era o último nome próprio na lista de nomes de furacões do Atlântico de 2020. Quando isto acontece, o Centro Nacional de Furacões começa a usar o alfabeto grego. A última vez que o alfabeto grego teve que ser usado em uma temporada de furacões no Atlântico foi em 2005, que teve um recorde de 27 tempestades nomeadas, incluindo os furacões Katrina, Rita e Wilma.
Alfa não ficou sozinho por muito tempo na lista de nomes do alfabeto grego. No início da noite de sexta-feira, uma depressão no Golfo do México se fortaleceu e tornou-se Tempestade Tropical e foi nomeada como “Beta”, a 23ª tempestade nomeada da temporada de 2020, apenas 4 tempestades atrás daquela temporada recorde de 2005.
Here are the Greek names for the 2020 Atlantic Hurricane Season for reference. pic.twitter.com/YsrpliN9fF
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 18, 2020
A Organização Meteorológica Mundial tem uma lista de 21 nomes de tempestades potenciais, listados em ordem alfabética de A a W (não há nomes Q, U, X, Y ou Z devido à disponibilidade). As tempestades tropicais do Atlântico são nomeadas pelo National Hurricane Center desde 1953. Os nomes agora são mantidos por um comitê internacional da OMM.
Uma outra regra para a nomeação destes sistemas tropicais é que tempestades que são particularmente mortais ou extremamente destrutivas têm seus nomes retirados da lista pela OMM para que eles nunca sejam usados novamente.
O Centro Nacional de Furacões também está observando a tempestade tropical Wilfred localizada ao sul das ilhas de Cabo Verde, o furacão Teddy no Atlântico central e duas áreas preocupantes no extremo oeste do Atlântico. Oficialmente, a temporada de furacões de 2020 termina somente em 30 de novembro. Isso dá tempo suficiente para que o oceano Atlântico aquecido produza mais tempestades e, quem sabe, entre para a história como a temporada mais ativa da história.