Super Tufão Surigae gera prejuízos nas Filipinas

No último sábado (17) o Tufão Surigae, após uma intensificação explosiva, atingiu a categoria 5 a leste das Filipinas, onde gerou grandes acumulados de chuvas, ventos fortes e agitação marítima que durou por 5 dias na faixa leste do país.

Tufão Surigae
O Tufão Surigae atingiu a categoria 5 no sábado (17) sobre as águas quentes do mar das Filipinas. Imagem: Divulgação.

Tufão Surigae, ou Tufão Bising como é chamado na Filipinas, abriu a temporada de tufões de 2021 do Oceano Pacífico quebrando recordes! O tufão, que iniciou sua formação no dia 12 de abril a partir de uma depressão tropical formada sobre o mar das Filipinas, foi a quarta depressão tropical, segunda tempestade nomeada, primeiro tufão e primeiro super tufão da temporada do Pacífico nesse ano!

Surigae foi o primeiro tufão a atingir a categoria 5 tão cedo no ano sobre o Hemisfério Norte.

O sistema se intensificou explosivamente e passou para tufão de categoria 5 no sábado (17). De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), no sábado o centro de pressão do Surigae chegou a impressionante marca de 895 hPa, superando por 15 hPa o antigo recorde de menor pressão atingida por um tufão tão cedo no ano, recorde que pertencia ao Super Tufão Maysak do dia 31 de março de 2015, que atingiu uma pressão de 910 hPa.

O Centro Conjunto de Alerta de Tufões (JTWC, na sigla em inglês) estimou o pico de ventos médios de 1 minuto do Surigae em 305 km/h, tornando-o o tufão mais forte a se formar no início do ano, quebrando o recorde anterior do Super Tufão Hester no dia 1º de janeiro de 1953, que registrou ventos de 298 km/h.

O tufão encontrou condições extremamente favoráveis à sua intensificação no mar das Filipinas, com águas quentes com temperaturas próximas de 30°C, baixo cisalhamento vertical do vento e uma atmosfera bem úmida.

Apesar de não ter atingido diretamente o continente, o tufão manteve sua trajetória para norte paralela a costa leste das Filipinas, com isso o sistema gerou ventos fortes, forte agitação marítima e chuvas torrenciais ao longo da semana em toda a faixa leste do país. As fortes chuvas inundaram partes do leste das ilhas de Visayas e Luzon, com acumulados da ordem de 200 a 300 mm até a quarta-feira (21). Em algumas áreas os acumulados foram ainda mais expressivos, como em Virac, onde caíram 511 mm de chuva entre sábado e quarta-feira.

De acordo com o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas (NDRRMC, sigla em inglês), um total de quase 230.000 pessoas foram afetadas pelo tufão, mais de 100 mil foram evacuadas de áreas com alto risco de deslizamentos, mais de 1000 casas foram destruídas ou danificadas e, até o momento, foram contabilizadas 8 mortes em decorrência da tempestade.

Nessa sexta (23) Surigae voltou a categoria de tempestade tropical, com ventos sustentados de 100 km/h e rajadas de até 125 km/h, e se encontra a 920 km a nordeste do extremo norte de Luzon, viajando para nordeste em alto mar. Mesmo distante a tempestade deve continuar a manter o mar agitado na costa norte e leste de Luzon.