Temporada de Furacões de 2021 será mais ativa e perigosa que o normal

As previsões mais recentes indicam probabilidade elevada de Furacões atingirem o continente norte-americano em 2021. Caso se concretizem, será o sexto ano consecutivo com atividade acima da média no oceano Atlântico Norte.

Temporada de Furacões do Atlântico será ativa e perigosa em 2021
Furacão capturado do espaço. Previsões indicam que a temporada de Furacões do Atlântico Norte será muito intensa, fazendo com que 2021 seja o sexto ano consecutivo acima da média. (imagem: NASA)

2020 registrou uma temporada recorde de ciclones no oceano Atlântico Norte, com 30 tempestades nomeadas e 14 furacões. Agora, as previsões meteorológicas estão indicando que 2021 também será um ano atípico e com atividade mais intensa que o normal.

Uma equipe de cientistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU), liderada pelo Dr. Phil Klotzbach, apontou que há condições para formação de 17 ciclones tropicais, incluindo 8 furacões e 4 super-furacões. Os números são menores que os registrados no ano passado, mas ainda assim estão acima do normal.

Já vimos, nos últimos dias, o Tufão Surigae / Bising se intensificar no oceano Pacífico e se tornar um supertufão de categoria 5, com ventos atingindo velocidades superiores a 300 km/h - O tufão mais intenso da história para o mês de Abril - portanto, realmente parece que o planeta continuará furioso em 2021.

A previsão leva em consideração especialmente as condições climáticas formadas pelo fenômeno La Niña, que se mantém ativo neste momento; e também as temperaturas acima da média nas águas superficiais do oceano Atlântico Norte, região que inclui o Caribe e o Golfo do México. Espera-se que o La Niña continue atuando até pelo menos o final do inverno de 2021.

As previsões da equipe indicam que há uma grande chance (70%) de um super-furacão atingir os Estados Unidos e também o Caribe (60%) este ano. São valores cerca de 40% superiores aos uma temporada típica, ou cerca de 5 ciclones nomeados a mais.

Para que um furacão se forme e ganhe força, as condições climáticas precisam ser ideais, com ventos organizados na atmosfera e umidade fornecida pelas águas quentes do oceano. O fenômeno La Niña ajuda a manter estes padrões no oceano.

Definitivamente não é um cenário feliz para residentes da Costa do Golfo dos Estados Unidos e da região do Caribe, especialmente após temporadas tão devastadoras e atípicas nos últimos cinco anos. Onze ciclones atingiram a costa dos Estados Unidos em 2020, incluindo 6 furacões devastadores: Hanna, Isaias, Laura, Sally, Delta e Zeta.

Os nomes dos próximos Furacões do Atlântico Norte

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) já definiu os nomes que serão utilizados ao longo desta temporada de furacões - atualizados anualmente por um comitê internacional. Um nome é dado para cada letra do alfabeto inglês. Confira a lista a seguir:

  1. Ana
  2. Bill
  3. Claudette
  4. Danny
  5. Elsa
  6. Fred
  7. Grace
  8. Henri
  9. Ida
  10. Julian
  11. Kate
  12. Larry
  13. Mindy
  14. Nicholas
  15. Odette
  16. Peter
  17. Rose
  18. Sam
  19. Teresa
  20. Victor
  21. Wanda

Até então, caso a lista se esgotasse em uma temporada recorde, meteorologistas começavam a utilizar as letras do alfabeto grego para nomear as tempestades - Como foi o caso da temporada de 2020. No entanto, em março deste ano, a OMM anunciou que o uso do alfabeto grego será interrompido.

A decisão vem para evitar confusões no caso de nomes aposentados - Quando uma tempestade é particularmente destrutiva e causa muitos danos, seu nome é eliminado para não ser mais usado no futuro.

Este processo é particularmente complicado e confuso quando envolve as letras do alfabeto grego. Portanto, em 2021, caso a lista de nomenclatura regular se esgote, uma lista auxiliar com outros 21 nomes próprios será utilizada no lugar das letras gregas.