Versão probabilística do modelo GFS ganha uma versão nova e melhorada

Depois de pouco mais de um ano da NOAA ter realizado a atualização revolucionária do modelo atmosférico do Global Forecast System, agora é a vez da sua versão probabilística GEFS.

servidor; super computador
A última atualização do conjunto de modelos GFS permitirá a previsão das condições meteorológicas com até um mês de antecedência.

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou na última quarta-feira (23) a atualização de outro modelo de previsão do tempo usado mundialmente, o Global Ensemble Forecast System - ou GEFS, por sua sigla em inglês.

Nesta importante atualização do GEFS, é incorporado o núcleo dinâmico de esfera cúbica de volume finito (FV3) que, segundo a própria agência norte-americana, permitirá conhecer a probabilidade de ocorrência dos fenômenos meteorológicos, com até quatro semanas de antecedência.

Até então, esse modelo, também conhecido como GFS Global ENSemble (GENS), efetuava previsões das condições meteorológicas de até 16 dias, mesmo período de tempo que pode ser previsto com o GFS. Agora, com a inclusão do FV3, eles "ganham" mais duas semanas para poderem antecipar o que vai acontecer em qualquer lugar da atmosfera terrestre.

O GEFS tinha capacidade para entregar 21 previsões simultâneas com as quais se calcula a probabilidade de ocorrência de um determinado fenômeno, como furacões, tempestades intensas, tornados ou ondas de calor. Essa capacidade sobe para 31 graças ao FV3, além de permitir a melhoria na resolução espacial com que as equações são resolvidas, passando de 33 km para 25 km. Assim, fenômenos atmosféricos podem ser previstos com mais detalhes, até 35 dias no futuro.

Segundo a NOAA, o modelo atualizado recentemente apresentou uma melhora significativa na previsão da trajetória dos furacões, precipitação e altura das ondas, e permitirá a potencialização das previsões estendidas para 15 e 30 dias.

Embora esta atualização faça parte de um compromisso do governo dos Estados Unidos de melhorar a qualidade das previsões para proteger seus cidadãos, o alcance global deste modelo significa que há um ganho global em termos de qualidade das previsões numéricas do tempo.

Revelando o novo GEFS

Na nova atualização, que corresponde à versão 12.0 deste modelo, um conjunto atmosférico global, um conjunto oceânico (Global Wave Ensemble System, ou GWES) e um modelo de aerossol atmosférico (NEMS GFS Aerosol Component, ou NGAC) são combinados pela primeira vez. Este último irá melhorar a interação de, por exemplo, poeira na atmosfera e os efeitos de grandes incêndios florestais e emissões antrópicas nos processos atmosféricos.

A última versão do modelo probabilístico entregará previsões 4 vezes ao dia com extensão de 16 dias e, com frequência de 1 vez ao dia, previsões de até 35 dias, com resolução horizontal de aproximadamente 25 km em 64 níveis verticais diferentes.

Além do FV3, todas as configurações físicas já implementadas na versão 15.1 do modelo GFS também foram incluídas nesta versão recente do GEFS.